MAU

Publicidade

MAU

Formados em 2004, em terras Dinamarquesas, os MAU regressaram em 2010 com um novo disco, uma nova formação e novos caminhos musicais, que em nada se assemelhavam ao que havia sido feito pela banda até então. Um corte brusco com o passado, do qual apenas restou o nome por mera teimosia do seu fundador.

Backseat Love Songs” (2010) era um disco assumidamente electrónico, que relegava as pequenas referências mais orgânicas para segundo plano. Electro pop e electro maximal, sempre sob a forma de canções. Apesar de ter passado despercebido em Portugal, o álbum foi muito bem recebido pela blogosfera internacional, tendo sido maioritariamente notado em países como os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e França. Sinal desse mesmo reconhecimento além-fronteiras, foi a escolha do single de estreia do disco, “Toboggan”, para ser usado como banda sonora de toda a campanha (tv, rádio e internet) do conhecido videojogo SIMS 3, em França.

Após novo período de hibernação, os MAU voltam a surgir no início de 2013 com uma sequência de várias remisturas de temas pertencentes a grandes nomes do panorama musical internacional como Passion Pit, SOHN, Does it Offend You Yeah, Chromeo, Summer Heart, entre outros. Se o disco anterior já havia despertado a atenção dos principais blogs de música internacionais para o trabalho da banda, este rol de remisturas assegurou um interesse regular desses mesmos blogs em tudo o que os MAU lançaram desde então. A maior evidência disso mesmo foi a presença assídua das criações ou recriações dos portugueses nos vários Tops (remisturas, originais e geral) do Hype Machine, o maior agregador de blogs do mundo, onde os MAU chegaram a ocupar o 6º lugar no top das remisturas e o 17º no top geral de toda a música divulgada na blogosfera.

Com o sucesso das remisturas, surge a primeira amostra daquele que será o próximo disco de originais. O tema “Cheetah” foi lançado no início de 2013 de forma gratuita no soundcloud da banda. Com uma batida forte, pontuada com hipnóticas referências africanas/caribenhas e com vozes assumidamente filtradas, o tema foi amplamente elogiado por blogs de referência como o EarMilk (EUA), Indie Shuffle (EUA), Golden Scissors (PT), The Music Ninja (USA) ou Repeat Button (UK/AU).

A terminar o ano de 2013, e concluídas as gravações do novo disco, os MAU lançam, novamente de forma gratuita, mais uma amostra do seu novo trabalho de originais. “Safari Entrepreneur Part 2” é comparado a bandas como os M83 e os The Knife, recebendo o mesmo tipo e atenção mediática lá fora que o single anterior, ao mesmo tempo que conquista espaço também em Portugal, passando de forma assídua em rádios de referência nacionais como a Antena 3 e a Vodafone FM.

2014 é o ano de lançamento de “Safari Entrepreneur“, o segundo álbum de originais dos MAU, já com a nova formação e orientação musical. “Children Playing Adults” será o terceiro single extraído do novo disco, um hino assumidamente pop, exaltando a imaturidade humana que, chegada à idade adulta, se mascara, mal, de responsabilidades e compromissos.

2014 será também o ano do regresso da banda aos palcos portugueses, dos quais estão afastados há quase 3 anos.