GUANO APES

gauno
Uma banda alemã, proveniente de Gottingen, Alemanha, e que se tornou global.
Quando apareceram há duas décadas atrás, os Guano Apes soaram como uma lufada de ar fresco. Em 1996, a banda alemã sai do anonimato ao vencer um concurso promovido pelo canal alemão de música VIVA, deixando para trás mais de 1.000 bandas participantes e edita o single de estreia, o clássico “Open Your Eyes”, que entrou para o top 10 alemão e conseguiu um êxito imediato.
O primeiro longa duração «Proud Like A God», com o selo Gun Records, alcançou a marca de disco de ouro e platina em vários países. Os singles extraídos, como “Lord Of The Boards” ou “Rain”, projetaram os Guano Apes por toda a Europa.
Apesar de todo o sucesso alcançado, o grupo começou logo a gravar temas para o sucessor de «Proud Like A God». «Don’t Give Me Names», lançado no ano 2000, prolongou o êxito do grupo germânico. O single “Big in Japan”, uma versão de um tema original dos Alphaville, foi o primeiro single extraído do registo. Seguiram-se “No Speech”, “Living in a Lie” e “Dödel Up”, que cimentaram de vez o seu valor.
Com presenças regulares em Portugal – de semanas académicas a festivais de Verão – os Guano Apes lançam um novo álbum de originais em 2003, intitulado «Walking on a Thin Line», que extraiu singles como “You Can’t Stop Me” ou “Pretty in Scarlet”. No mesmo ano é editado o CD e DVD ao vivo com um concerto dado em Colônia no início da tournée, de nome «Live».
Em Novembro de 2004 lançaram o seu “Best Of” intitulado «Planet Of The Apes» e anunciaram formalmente o fim dos Guano Apes. Após o fim do grupo, seria ainda editado um último DVD com o mesmo nome do “Best Of”, consistindo num documentário sobre os seus dez anos de carreira, os seus últimos vídeos e o famoso concerto dado em 2000, no Festival Sudoeste, em Portugal.
Depois de «Lost (T)apes» (de 2006), os Guano Apes reagruparam-se e lançaram «Bel Air» em 2011, álbum que marcou o regresso do grupo aos palcos nacionais, com dois concertos nos coliseus de Lisboa e Porto, no inicio de 2012.
Em 2014 os Guano Apes regressam às edições discográficas com «Offline», com edição prevista para 5 de Maio. “Close to the Sun” é o primeiro single.