Joana Espadinha

dsf
Iniciou os seus estudos musicais no Hot Clube de Portugal.
Mais tarde, em 2006,  depois de concluir a sua licenciatura em Direito, ingressou no Conservatório de Amesterdão e aí iniciou a sua licenciatura em Jazz.
No final de 2007 foi convidada pela agência de Brand Entertainment, Fuse para participar no projecto “Fuse & Jazz”, do qual resultou a gravação de um CD na Valentim de Carvalho, que, embora não fosse uma edição comercial, é ainda hoje transmitida na Rádio portuguesa.
Concebeu e coordenou um Projecto de âmbito social intitulado “The History of Bossa Nova”, através do qual, e com o apoio da Instituição “Musicians Worldwide”, realizou onze concertos em residências para seniores na cidade de Amesterdão.
Em 2010 termina os seus estudos no Conservatório de Amesterdão e regressa a Portugal, não sem antes receber uma bolsa pela Fundação Keep an Eye para a participação no Keep an Eye Summer Jazz Workshop.
Apresentou-se em nome próprio, e como convidada, no Hot Clube de Portugal, no Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Cascais, na Festa do Jazz do S. Luiz, Seixal Jazz, Teatro Experimental de Cascais entre muitos outros.
Paralelamente, começou a leccionar Canto Jazz na  Escola de Jazz Luís Villas-Boas – Hot Clube de Portugal e no curso de Jazz da Universidade de Évora.
Participou nos álbuns de Afonso Pais (“Terra Concreta”), João Hasselberg (“Whatever it is you’re seeking, won’t come in the form you’re expecting), André Santos (“Ponto de Partida”) e João Firmino (“A Bolha”), como intérprete e como letrista.
Foi convidada para representar o Hot Clube de Portugal no IASJ, que será em Junho de 2014, na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Junho é ainda o mês  do lançamento do seu primeiro álbum, “Avesso”, o primeiro registo de Joana Espadinha como cantautora.