KARYNA GOMES apresenta videoclip de “AMOR LIVRE”

 

Karyna Gomes é uma cantora da Guiné-Bissau, onde nasceu e cresceu a ouvir música tradicional, música urbana local e ritmos de todo o mundo. É uma das mais talentosas artistas guineenses da actualidade, considera que as suas raízes musicais  são os “convívios de quintal”, típicos das sociedades mestiças dos trópicos e do hemisfério sul, e que é influenciada, nas suas composições, pela sua mestiçagem e vivência em três continentes – África, América e Europa.
Integrou, entre outros, o histórico e revolucionário grupo Super Mama Djombo e já partilhou o palco com artistas como Tito Paris, Bonga e Boss AC, entre outros.
Em 2014, prepara-se para lançar o seu primeiro disco a solo, com produção de Paulo Borges e edição pela Get! Records. “MINDJER”, que significa “Mulher”,é o título escolhido para o seu primeiro álbum e representa uma homenagem a todas as mulheres guineenses (e de todo o mundo) pela sua força, determinação e coragem.
Com este seu primeiro trabalho a solo, a cantora pretende fazer uma espécie de genealogia da música guineense, onde relembra os clássicos da “música moderna guineense” (de compositores como José Carlos Schwarz e Armando Salvaterra), passando pela música tradicional guineense (Mandjuandadi) e pelo que carinhosamente intitula de “minha música da Guiné”, que são sonoridades diversas que a inspiram, se fundem e representam a musicalidade da própria Karyna.
AMOR LIVRE” é o primeiro single de avanço do álbum, que tem edição agendada para Outubro. É um tema de Zé Manel Fortes escolhido por Karyna Gomes para chamar atenção aos que não valorizam os sentimentos alheios: “Teus olhos boiavam de mimos num mar de tranquilidade… quando nos amávamos e chovia lá fora, lágrimas escorriam dos teus olhos, foi profundo mas a alegria durou pouco porque está no teu sangue apenas um affair….”