FESTIVAL DE FADO BRASIL em Agosto

_PR-fadobr_white

Começa este fim-de-semana no Rio de Janeiro, a segunda edição, depois segue para São Paulo.

Pensando em transportar um pouco mais de Portugal para terras brasileiras, o Festival de Fado leva até ao Brasil, pelo segundo ano consecutivo, grandes nomes do fado. A edição deste ano conta com Carminho, Raquel Tavares e Camané, assim como Amália Hoje, o projeto que apresenta o repertório de Amália Rodrigues (1920-1999) com uma roupagem pop. O evento terá ainda debates entre poetas e pensadores portugueses, workshops sobre a história do fado e delícias da gastronomia local.

Convidado para abrir esta segunda edição do festival, o espetáculo Amália Hoje apresenta canções de Amália Rodrigues com uma roupagem contemporânea. No espetáculo, as guitarras portuguesas dão lugar às guitarras elétricas, que se misturam com uma estética pop e figurino moderno. Na mesma noite, sobe ao palco a cantora Carminho, que vem conquistando o público brasileiro desde a sua primeira passagem pelo país, em 2012, na tourneé de lançamento de “Alma”, disco que inclui participações de Chico Buarque, Nana Caymmi e Milton Nascimento.

No segundo dia de evento, é a vez de Raquel Tavares mostrar a sua voz; fã de música brasileira, a intérprete realizou no Espaço Brasil, em Lisboa, o espetáculo “Nem todo o fado é triste, nem todo o samba é alegre”, onde misturava samba com fado. Camané, Um dos nomes mais importantes e consagrados do universo fadista, encerra o projeto evocando a tradição do género.

Além dos concertos, debates e workshops o público do Rio de Janeiro e de São Paulo poderá também apreciar uma exposição com peças históricas e originais vindas do Museu de Fado de Portugal. É a primeira vez que esta mostra – exposta recentemente na sede da UNESCO em Paris – sai da Europa.

O Festival de Fado realiza-se atualmente em 4 cidades: Madrid (desde 2011), Rio de Janeiro e São Paulo (desde 2013) e Buenos Aires, onde se estreou este ano.