MARTA PEREIRA da COSTA

Marta-Pereira-da-Costa1

Marta Pereira da Costa foi distinguida em 2014 com o “PRÉMIO INSTRUMENTISTA” pela Fundação Amália Rodrigues, recentemente atou no Casino Figueira.

Gravou a guitarra portuguesa em “Fados de Amor” de Rodrigo Costa Félix, ao qual foi atribuído, ano anterior, o “PRÉMIO MELHOR DISCO DE FADO” pela mesma Fundação – primeiro CD da história do Fado em que a guitarra portuguesa é tocada, em exclusivo, por uma mulher.

Marta voltou-se para a guitarra portuguesa pela mão de Carlos Gonçalves, guitarrista de Amália Rodrigues, e acompanhou diversos fadistas famosos, entre os quais Mariza, Kátia Guerreiro, Camané e Carlos do Carmo.

Participou no CD/DVD Clube de Fado – A Música e a Guitarra, premiado pela revista Songlines como melhor álbum em 2005. Tocou no disco Fados de Amor de Rodrigo Costa Félix, o primeiro CD da história em que a guitarra portuguesa é tocada em exclusivo por uma mulher!

Iniciou carreira a solo em 2012 tendo-se estreado em Março em Toronto – onde já regressou um ano depois para actuar numa repleta “Casa do Alentejo”. Em Junho de 2012 apresentou-se em nome próprio em Lisboa, no “palco de Alfama” num dos quatro concertos de Guitarra Portuguesa organizados no âmbito das Festas de Lisboa e para o qual convidou os fadistas Katia Guerreiro, Marco Rodrigues e seu marido Rodrigo Costa Félix bem como a cantautora Adriana.

Marta tem vindo aos poucos a preparar o seu primeiro CD de instrumentais, já com algumas composições da sua autoria, que se prevê seja editado brevemente. Está ainda a preparar o seu primeiro grande concerto em nome próprio em Lisboa.

Marta tem sido elogiada por todo o universo do Fado mas também fora dele, por várias personalidades que lhe reconhecem o enorme valor, o esforço, a coragem para se dedicar a um instrumento difícil, duro e a uma arte exigente mas também fascinante. A sua vontade de crescer e de deixar uma marca na história do fado, podendo servir como exemplo a outras mulheres, é o que a motiva a esforçar-se e empenhar-se diariamente e cada vez mais na persecução deste sonho.