Dialektos, de Maria Pia de Vito & Huw Warren Jazz dia 26 de setembro

Um concerto que junta “uma voz que se destaca na cena do jazz europeia”, já que “Vito possui uma combinação rara entre mestria vocal e alma aventureira” (allaboutjazz.com sobre Maria Pia de Vito) a “um dos espíritos  verdadeiramente independentes

do Reino Unido” (Guardian sobre Huw Warren). Dois grandes músicos que o público português merece conhecer.

 

 

O projeto Dialektos testemunha o extraordinário encontro musical entre a vocalista Maria Pia De Vito e o pianista e compositor inglês Huw Warren.

Sempre atraída pelas infinitas possibilidades sonoras da voz, Maria Pia começou muito jovem as suas experiências, viajando por grupos de música étnica para aterrar no jazz contemporâneo europeu, passando pela eletrónica, por bailarinos, por poetas, por artistas visuais. A sua incrível versatilidade, criatividade e sensibilidade, juntamente com os seus extraordinários dons vocais, tornaram Maria Pia De Vito numa das mais refinadas e arrebatadoras vocalistas contemporâneas. Várias vezes premiada em Itália e no estrangeiro, o seu disco para a ECM, Il Pergolesi (2013), um trabalho sobre o barroco e a improvisação, foi distinguido, entre outros, pela revista Jazz Magazine de dezembro de 2013.

Hugh Warren (que recebeu o prémio da BBC pela composição e inovação) é um artista reconhecido pela sua originalidade e força inovadora. A sua abordagem ao piano, versátil, apaixonada, abrindo novos caminhos, não conhece limites, cruzando todos os estilos.

O resultado da conjugação destes dois magníficos músicos foi registado em dois CD’s, aclamados pela crítica, Dialektos (2008) e O pata pata (2011). Maria Pia escolheu o título do primeiro disco para o concerto desta noite.

Dialektos, de Maria Pia de Vito & Huw Warren-Jazz | 26 de setembro | 21h30 | Grande Auditório