SWR Barroselas Metalfest

Publicidade

gs

Na edição de 2015 o festival comemorara o seu décimo oitavo aniversário, a pequena vila de Barroselas voltará a receber amantes da música mais extrema dos quatro cantos do mundo para três dias do melhor que o metal tem para oferecer. Confirmados para já estão Entombed A.D., Impaled Nazarene, Minsk, Zatokrev, Midnight Priest e Equaleft.

30 de Abril a 2 de Maio de 2015, Barroselas, Viana do Castelo

Directamente da Suécia chegam-nos Entombed A.D., uma das bandas que encabeçaram o movimento Death Metal dos anos noventa, tomando o mundo do metal de assalto logo à primeira tentativa com o brilhante “Left Hand Path”, considerado por muitos um dos maiores clássicos do género. Ao longo dos anos foram incorporando diversas influências na sua música, culminando num som característico a que viriam a apelidar de de Death’n’Roll. Com “Back to the Front” ainda fresco e uma panóplia de hinos na bagagem, espera-se um concerto imperdível no SWR Barroselas Metalfest 18.

Numa altura em que todos os olhares se voltaram para a Noruega, no lado oposto da Escandinávia fazia-se algum do black metal mais sádico, sujo e rápido de que há memória. Escuro como breu, mas com notórios traços de punk e grindcore, Impaled Nazarene são, a par de Beherit e Archgoat, creditados como os principais impulsionadores do Black Metal finlandês, cujas ramificações se estendem até aos dias de hoje. Autores de álbuns como  “Tol Cormpt Norz Norz Norz…” e “Nihil”, em 2015 Impaled Nazarene regressam a Portugal depois de meia década de ausência.

Um álbum foi quanto bastou para os Norte-Americanos Minsk despertarem a atenção dos olhares mais atentos. A sua fusão de Doom e Sludge, polvilhada com elementos mais atmosféricos e vozes vindas das profundezas da terra prontamente os catapultou para a crista da onda, e o segundo álbum, “The Ritual Fires of Abandonment”, cimentou a sua imagem enquanto uma das bandas mais densas e intrigantes do momento. Depois de um hiato de dois anos o novo álbum marcado para inícios de 2015, a estrear na décima oitava edição do SWR.

De regresso ao nosso país depois de uma passagem muito bem-sucedida pelo SWR X e pelo Amplifest estão os Zatokrev, banda Suíça formada em 2002 e um dos expoentes máximos do Doom/Sludge Europeu. Com o seu álbum homónimo de 2004 causaram sensação, mas foi com ‘Bury The Ashes’ em 2006 que demonstraram todo o seu potencial para asfixiar e esmagar. O quarteto suíço volta agora a Barroselas após o lançamento de ‘The Bat, The Wheel and a Long Road to Nowhere’. Vejam e sintam a desolação do poder de Zatokrev quando subirem ao palco do SWR Barroselas Metalfest!

Quando apareceram em 2009, foram a grande revelação do metal clássico em Portugal. O seu álbum de estreia, editado pela Stormspell Records em 2011, colocou-os no mapa do Heavy Metal mundial e em 2012 conquistaram o acesso aos palcos do Wacken Open Air ao triunfar na Metal Battle que terminou em Barroselas. Agora, após mudança tanto de vocalista como da língua usada para cantar, vamos ter nos palcos principais do XVIII SWR Barroselas Metalfest os inconfundíveis Midnight Priest! Tomem cuidado, a Rainha da Magia Negra está de volta!

A próxima banda também não é desconhecida do público de Barroselas, contando com presença marcada nas edições de 2009 e 2011, mas desta feita os Equaleft apresentam-se em Barroselas com o seu álbum de estreia, ‘Adapt & Survive’, lançado em 2014 pela editora Raising Legend Records. O Thrash/Groove destes nortenhos cada vez está mais incisivo e os concertos deles são puras descargas de adrenalina. Se acham que têm em vocês o que é preciso para aguentar um concerto deles, o pit é vosso.