JOSÉ MÁRIO BRANCO PREMIO TENCO 2014 Cantautor português agraciado em Itália

MB

 

No próximo dia 3 de Outubro, José Mário Branco desloca-se a San Remo, Itália, para ser agraciado com o prestigiado “Premio Tenco 2014”, atribuído pela associação “Clube Tenco”. Esta distinção pretende destacar a carreira do cantautor e a contribuição que a sua obra e activismo tiveram no desenvolvimento das artes e da sociedade.

 

O “Premio Tenco” é atribuído anualmente desde 1974 e o seu nome é uma homenagem ao cantor e compositor italiano Luigi Tenco. De início atribuído em paralelo com o Festival de Música de San Remo, destacou ao longo destes anos nomes com origens tão distintas como Leo Ferré, Vinicius de Moraes, Jacques Brel, Leonard Cohen, Silvio Rodriguez, Tom Waits, Caetano Veloso ou John Cale, entre outros. Para além de José Mário Branco, o Club Tenco destacou em 1995 um representante da música nacional, Sérgio Godinho.

 

A par da recepção do prémio, José Mário Branco participará no espectáculo musical que se realizará no Teatro Del Casinò de San Remo e que contará ainda com a participação da grega Maria Farantouri, do colectivo checo “Plastic People Of Universe” e de John Trudell, escritor, compositor, actor e activista nativo-americano.