Teatro Nacional São João acolhe cinco espetáculos do FIMP

O Festival Internacional de Marionetas do Porto vai ocupar a Invicta de 10 a 18 de outubro. Nesta 25ª edição, o Teatro Nacional São João (TNSJ) integra o itinerário acolhendo cinco espetáculos, o primeiro deles em estreia absoluta. Trata-se de Agapornis, em cena nos dias 10 e 11 de outubro, às 21h30, no Teatro Carlos Alberto, uma produção do Teatro de Marionetas do Porto para adultos. A peça leva a cena as fantasias das personagens femininas da obra de Anaïs Nin, escritora francesa conhecida por narrativas e romances impregnados de conteúdo erótico.

 

A 11 e 12 de outubro, o TNSJ recebe A Cauda do Senhor Kat, com conceção e encenação de Paulo Duarte. No espetáculo de marionetas, um conjunto de personagens-pássaro caminha ao longo de uma linha vermelha e branca, no fim da qual emergirá o sorriso enigmático do Senhor Kat. A Cauda do Senhor Kat, coprodução das companhias francesas MECANIkA e TJP – CDN d’Alsaece Strasbourg, utiliza, além da manipulação de marionetas, vídeo e música.

 

Já o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe uma sessão dupla de solos nos dias 11 e 12 de outubro. Às 19h00, a Sala do Tribunal acolhe Olo, produção do Teatro de Ferro com encenação, cenografia e interpretação de Igor Gandra. Olo é um solo sem “s”, nascido da convivência do criador com uma marioneta num espaço vazio. Às 21h30, é apresentado Go!, peça que também evolui sob o signo de uma solidão acompanhada, de Polina Borisova, artista russa radicada em França que encarna uma velha mulher confinada às quatro paredes do seu quarto, está em cena no Claustro. Go! é uma coprodução das companhias francesas Odradek/Cie Pupella-Noguès e Centre de Création et de Développement pour les Arts de la Marionnet