Veja o DIGGIN’ IN THE CARTS: O MIUDO “COOL”

No início da década de 90, as vendas de video games atingiram níveis colossais em todo o mundo e uma guerra eclodiu entre as duas maiores empresas do ramo: a Nintendo e a Sega. A Sega tinha o seu bastião firmemente plantado nos salões de jogos da década de 80, o mercado de consolas domésticas pertencia à Nintendo. Isso começou a mudar quando o Megadrive da Sega criou uma reputação de lançar jogos que eram apenas um pouco mais “cool.” Em parte até o som único do inbuilt FM Synth do Megadrive, algumas das músicas de jogos mais incríveis ouvidas até à data foram desencadeadas pela estrela  J-Pop Masato Nakamura eleito para compor as bandas sonoras de Sonic The Hedgehog e Yuzo Koshiro trazendo a influência dos clubes que ele frequentava em Tóquio para uma das bandas sonoras mais memoráveis da história dos vídeo games, o Streets of Rage.

 

Ao longo de mais de três décadas, os vídeo games japoneses têm caracterizado algumas das melodias mais reconhecidas no mundo da cultura pop global. No entanto, a maioria dos autores que criaram essas faixas intemporais permaneceram incógnitos. Diggin ‘In The Carts pela Red Bull Music Academy conta a história de homens e mulheres por trás da maior exportação musical japonesa. Ao longo de seis episódios, a série explora a história da música dos video games nipónica da era dos 8-bit até hoje.

 

A série é lançada antes da edição Red Bull Music Academy em Tóquio. Entre de 12 de outubro e 14 de novembro, o laboratório mundial de música e festival de eventos itinerante vai receber cinco semanas de workshops, concertos, noites de clubbing, e todo o tipo de extravagâncias musicais por toda a cidade.

 

Na Ásia pela primeira vez, a Academia propõe-se a explorar o rico legado musical e artístico do Japão, e o enorme impacto que a sua música e tecnologia tem tido a nível mundial. Na sua história de 16 anos, a Red Bull Music Academy tem estado na vanguarda da promoção de talentos emergentes e potencia uma plataforma para algumas das mentes musicais mais marcantes da história recente, convidando-os para criar, colaborar e comemorar.

 

Nesta 16ª edição reunimos 59 meticulosamente selecionados produtores, vocalistas, beat-makers, instrumentistas e DJs de 34 países. Eles vão participar de palestras únicas, sessões de estúdio e colaborar musicalmente num espaço criativo custom-built em Shibuya, projetado pelo premiado arquiteto Kengo Kuma.