Jazz, world music e clássica nos Concertos de Outono

João Bettencourt da Câmara, ALMA, Sofia Ribeiro, Eme Alfonso e Susana Gaspar e Gary Matthewman são as propostas musicais da Fundação Eugénio de Almeida para a edição 2014 dos Concertos de Outono.

Os Concertos de Outono abrem no dia 18 de outubro com João Bettencourt da Câmara, um dos mais emblemáticos pianistas da nova geração, particularmente reconhecido pelas suas interpretações de Liszt e Brahms. João Bettencourt iniciou o estudo do piano aos três anos, deu o primeiro recital público aos sete anos e estreou-se como solista aos onze, executando o Concerto K. 414 de Mozart, com a Orquestra da Academia de Amadores de Música (Lisboa). Com dezassete anos de idade, prestou provas de admissão em três escolas superiores de música em Londres, tendo optado pela Royal College of Music. A sua carreira internacional iniciou-se em 2007 com uma digressão nos Estados Unidos da América.
A 25 de outubro, O Outro Lado da Rua, título do álbum de estreia do projeto ALMA, conduz-nos numa viagem por sonoridades Afro-Ibero-Americanas. São doze temas portugueses onde se cruzam o Fado, o Tango, a Pop, o Bolero, a Salsa Flamenca e a Morna. O grupo é composto pelo Guitarrista e Compositor, Júlio Vilela, Zeca Neves no Contrabaixo, João Barradas no Acordeão, João Ferreira na Percussão e Teresa Macedo na Voz.
Uma das principais vozes portuguesas da atualidade, Sofia Ribeiro, é a proposta da Fundação Eugénio de Almeida para a noite de 08 de novembro. Conhecida pelas suas fortes e emotivas apresentações, a multipremiada cantora tem cativado audiências por todo o mundo.

Conciliando elementos do jazz com a música portuguesa e brasileira, o seu novo álbum, intitulado AR, resulta do seu talento como vocalista e compositora, contando ainda com os arranjos e produção do pianista colombiano, Juan Andrés Ospina. O disco inclui várias composições originais, duas canções de músicos brasileiros e duas adaptações de poemas de escritores portugueses, numa viagem onde as emoções, as imagens e a poesia interagem através de voz da cantora.
Segue-se, a 15 de novembro, o som e ritmo do latin jazz com Eme Alfonso, considerada uma das mais importantes artistas de Soul. Eme Alfonso nasceu em Havana, Cuba, em 1986 e iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos. Viajou pelo mundo como membro da Síntesis, uma banda nomeada para os Latin Grammy. Compositora e pianista, a sua carreira a solo teve início em 2008. O seu primeiro trabalho, Señales, foi galardoado como o melhor álbum de fusão, em 2010, pelo Cubadisco, considerado os Óscares da música cubana. EME é o seu novo trabalho discográfico e reflete diferentes ritmos latinos numa fusão entre o Soul-Jazz e a música cubana e latina. Os Concertos de Outono encerram a 06 de dezembro com a soprano portuguesa Susana Gaspar, cantora residente no Royal Opera House e Gary Matthewman, um dos principais pianistas da Grã-Bretanha. Com um programa que permitirá evidenciar as capacidades vocais e interpretativas do duo, serão interpretadas algumas das mais emblemáticas canções e árias de ópera do século XIX, de compositores como Schumann, R. Strauss, Falla, Dvorak, Puccini ou Gounod.

Agenda:
Auditório do Fórum Eugénio de Almeida | 21h30
18 de outubro – João Bettencourt da Câmara, piano
25 de outubro – O Outro Lado da Rua, ALMA, world music
8 de novembro – AR, Sofia Ribeiro, jazz
15 de novembro – EME, Eme Alfonso, latin jazz
06 de dezembro – Árias e Canções, Susana Gaspar, soprano e Gary Matthewman, piano