Estarrejazz’14: A festa do jazz vive-se em Estarreja

x

 

Mais uma edição de sucesso num cartaz composto por incontornáveis figuras do jazz nacional e internacional.  De 6 a 15 de novembro o Estarrejazz chama 8 nomes e formações de jazz, num total de 10 concertos em 3 espaços.

O arranque é dado pelo quarteto liderado pelo histórico baterista Mário Barreiros (6 nov.), que contracena com Carlos Barretto (contrabaixo), Ricardo Toscano (saxofone) e Abe Rábade (piano). Depois de Standards and Other Songs Trio (7 nov.), com Sérgio Rodrigues (piano), Francisco Brito (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria), é a vez da Big Band Estarrejazz responder a mais um desafio: acompanhar a inconfundível voz de Maria João. Um ano após a sua estreia ao vivo, a Big Band Estarrejazz volta ao Cine-Teatro de Estarreja (palco-casa) para mais um grande concerto, dirigido por Pedro Moreira, desta vez com a presença especial da criativa Maria João, nome indissociável do jazz nacional, para uma explosão sinestésica de jazz.

A Big Band da Nazaré (13 nov.) também pisa o palco do Cine-Teatro de Estarreja e entra no universo do Estarrejazz com um concerto de repertório vasto, passando o testemunho a Nuno Costa (14 nov.), guitarrista e compositor de exceção caracterizado pela forte componente visual que dá à música, na liderança de um plantel de seis músicos ligados à história do jazz nacional e à vida do Hot Club de Portugal. O calor latino encerra a 9ª edição do Estarrejazz com o excecional baixista catalão Carles Benavent e o seu mais recente projeto “Un, Dos, Tres…”, ao lado de Roger Mas no piano e Roger Blaviana na percussão. Sempre com originalidade, muita cor e capaz de exteriorizar sensações apaixonantes, neste concerto o jazz latino do aclamado Carles Benavent vai entusiasmar, não só pela mestria do músico, mas por toda a carga emocional que transfere.
Mais jazz fora de portas e fora de horas

Nos dias 7 e 14 de novembro, o jazz derrama do CTE, inunda o centro da cidade e entra no Saramago Caffé Bar, que, nesta edição do Estarrejazz, é o espaço “fora de portas” incluído no circuito do festival. Pelo segundo ano consecutivo o Estarrejazz sai do CTE e estende-se a outros espaços, permitindo que a cidade se aproxime do jazz e se renda aos seus improvisos.

O cartaz “Afterhours” do Estarrejazz chama a partir das 23 horas o Trio Pedro Nobre, nos dias 7 e 8 de novembro, e Mané Fernandes “Bouncelab”, nos dias 14 e 15, no Saramago Caffé Bar e no Café-Concerto do CTE, respetivamente. As duas formações representam a nova geração do jazz em Portugal. O Trio Pedro Nobre existe desde 2009 e apresenta um repertório contemporâneo, ousado e contrastante. A ousadia está presente também no “Bouncelab” de Mané Fernandes: trata-se de um quinteto de jovens instrumentistas caracterizado pela fusão do jazz tradicional com rock, hip hop, drum’n’bass e eletrónica.

A 9ª edição do Estarrejazz é promovida pelo Cine-Teatro de Estarreja e pelo Município de Estarreja e recebe o apoio da Antena 1/Antena 2 e da CP – Comboios de Portugal.

Os bilhetes para o Estarrejazz’14 já se encontram à venda e podem ser adquiridos na Bilheteira do CTE, no site da Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés. Ao apresentar comprovativo de bilhete para um dos concertos do Estarrejazz’14 pode adquirir um bilhete especial para os comboios urbanos do Porto, ida e volta, com origem em qualquer estação e destino a Estarreja, por apenas 2 euros. Venha de comboio ao Estarrejazz e ouça a Antena 1 e a Antena 2 para se habilitar a ganhar convites para o festival.

ESTARREJAZZ 2014

Quinta, 6 de novembro | 21h30
Cine-Teatro de Estarreja (auditório)
MÁRIO BARREIROS QUARTETO

Sexta, 7 de novembro | 21h30
Cine-Teatro de Estarreja (auditório)
STANDARDS AND OTHER SONGS TRIO

 

Sexta, 7 de novembro | 23H00

Saramago Caffé Bar (centro da cidade)

TRIO PEDRO NOBRE

Estarrejazz Afterhours
Sábado, 8 de novembro | 21H30

Cine-Teatro de Estarreja (auditório)
MARIA JOÃO + BIG BAND ESTARREJAZZ

 

Sábado, 8 de novembro | 23H00

Cine-Teatro de Estarreja (café-concerto)

TRIO PEDRO NOBRE

Estarrejazz Afterhours
Quinta, 13 de novembro | 21h30
Cine-Teatro de Estarreja (auditório)
BIG BAND NAZARÉ

Sexta, 14 de novembro | 21h30
Cine-Teatro de Estarreja (auditório)
NUNO COSTA “VESPA MUNDI”

 

Sexta, 14 de novembro | 23H00

Saramago Caffé Bar (centro da cidade)

MANÉ FERNANDES “BOUNCELAB”

Estarrejazz Afterhours
Sábado, 15 de novembro | 21H30

Cine-Teatro de Estarreja (auditório)
CARLES BENAVENT “UN, DOS, TRES…”

 

Sábado, 15 de novembro | 23H00

Cine-Teatro de Estarreja (café-concerto)

MANÉ FERNANDES “BOUNCELAB”

Estarrejazz Afterhours