ARTE URBANA GANHA NOVO ESPAÇO NO NOS ALIVE’15

Dias 9, 10 e 11 de julho de 2015, a 9.ª edição do NOS Alive. Em 2014 o NOS Alive  esgotou pela quarta vez o passe de três dias, assim como os bilhetes para dia 10 de julho, a um mês do arranque do evento.
Hoje, em conferência de imprensa, o NOS Alive apresentou as primeiras novidades da edição de 2015. Tendo a sustentabilidade como um dos seus principais pilares, o NOS Alive’15 irá contar este ano com uma nova área inteiramente dedicada à arte urbana. Este sétimo espaço, que se junta aos seis palcos já existentes, vai receber várias intervenções realizadas por alguns dos mais reconhecidos artistas desta corrente artística, Add Fuel, Ana Aragão, Arraiano, Burry Buermans, Godmess, Mário Belém e Tamara Alves.
Assim, o NOS Alive conta nesta edição com sete olhares singulares sobre a árvore do logótipo, através da intervenção destes sete artistas. Uma árvore que significa estar vivo (e ao vivo) e exige transformação, como uma criança que se torna jovem e um jovem que se torna adulto. O resultado já pode ser visto numa edição de colecionador do Fã Pack FNAC, que exibe as sete recriações, com respetiva assinatura. Neste encontro foi possível assistir à criação in loco da intervenção do artista Burry Buermans, que através da colagem recriou a  sua própria interpretação da árvore do NOS Alive.
O conceito das sete intervenções para o mesmo elemento, foi desenvolvido pela Gerador, uma associação cultural, que utiliza uma plataforma de ação e comunicação para a cultura portuguesa, criando espaços para divulgação das obras e dos seus autores através de uma revista e de uma presença online dinâmica e participativa.
Na conferência foi também apresentando o estudo “Impacto turístico do NOS Alive”, realizado em parceria com o Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas (ISCSP), ao longo das duas últimas edições (2013-2014), e orientado por Paula Cordeiro. Neste, conclui-se que mais de 70% do público estrangeiro que vem ao NOS Alive opta por prolongar a estadia em férias ou city break. De referir que 94% dos participantes pagam alojamento. Destes, 63% ficam em hotéis, hostels e apartamentos turísticos, sendo que só 31% acampam em parque de campismo. Os restantes 6% ficam alojados em casas de amigos. De salientar ainda que a TAP é a companhia de eleição.
No campo da música, é importante a percepção de excelência do cartaz, uma vez que a generalidade dos indivíduos continua a afirmar que o NOS Alive tem o melhor cartaz da Europa ou, pelo menos, os melhores cabeças de cartaz do circuito de festivais de Verão da Europa. Consulte o estudo completo no link abaixo.
O ano de 2014 está recheado de conquistas para o NOS Alive, que voltou a somar prémios e nomeações, nacionais e internacionais, nos mais importantes galardões da indústria de festivais, e nas áreas de turismo e comunicação. Os vários prémios, angariados nesta 8.ª edição, atestam a qualidade com que o NOS Alive tem habituado o seu público, desde o seu arranque em 2007.
O NOS Alive voltou a vencer em 2014 o prémio “Escolha do Consumidor”, tendo para isso garantido a satisfação do público relativamente às condições e segurança no recinto, cartaz, ambiente e acessos. A somar a este junta-se o prémio “Lide Portugal, Welcome to Portugal”, entregue no âmbito do III Fórum Empresarial do Algarve, devido ao seu carácter inovador e diferenciador, com impacto relevante na área do turismo.
Também pela segunda vez foi a conquista do prémio Marketeer na categoria “Eventos e Entretenimento”, concedido pela prestigiada revista do setor. O NOS Alive’14 foi ainda vencedor nos prémios Meios&Publicidade Criatividade, com duas Pratas, nas categorias Festivais e Evento Grande Público, e nos prémios M&P Comunicação, com um Bronze.
O festival está também nomeado, em sete categorias, naqueles que são os mais importantes prémios atribuídos aos festivais nacionais, os Portugal Festival Awards. Já no que diz respeito aos galardões internacionais, ainda em fase de votações, o NOS Alive está nomeado nos dois mais prestigiados galardões da indústria, nos European Festival Awards