Red Bull Music Academy’14 em Tóquio

Publicidade

A edição de 2014 da Red Bull Music Academy está a tomar Tóquio de assalto. Mais de 100 artistas de todo o Planeta já participaram num programa de concertos e jams inspiradas no Japão, bem como instalações e conversas em locais de culto um pouco por toda a cidade.
A segunda metade do programa só poderá ser igualmente extraordinária e vai incluir uma instalação audiovisual e uma performance do artista visionário Ryoji Ikeda num centro cultural em forma de espiral em Aoyama; uma feira de cultura no complexo de galerias de arte Ba-Tsu em Harajuku com quiosques geridos pelos melhores fornecedores de discos de Tóquio; e a 1UP Cart Diggers Live, uma noite de performances pelos mais importantes compositores de música de videojogos no Japão – como visto na série online da Academy, Diggin’ In The Carts. A eles, juntar-se-ão os aclamados produtores internacionais e entusiastas de videojogos Rustie, Fatima Al Qadiri e Oneohtrix Point Never. Os estúdios começaram a zunir e a agitar-se de novo com uma nova fornada de artistas prestes a aterrar para o próximo termo nos quartéis-generais em Aoyama, desenhados à nossa medida pelo arquitecto internacionalmente reconhecido Kengo Kuma e a sua equipa.

Os lecturers convidados no segundo termo vão incluir o pioneiro da house music de New Jersey, Tony Humphries; o lendário compositor e músico Haruomi Hosono (Yellow Magic Orchestra); o ícone de dub e roots reagge do este de Londres, Jah Shaka; e o contagiante e intemporal duo de new have / disco mutante Tom Tom Club de Nova Iorque.
De 5 de novembro a 8 de novembro, atuações na Red Bull Music Academy incluindo pelo samurai 8-bit Quarta 330 da Hyperdub e o ex-participante Sauce81 serão emitidos em direto via streaming para as massas em três ecrãs no cruzamento emblemático Shibuya Crossing e também na internet. Estes sets, apresentados em parceria com a plataforma YouTube Creator Space (ver códigos para incorporação em baixo), vai acontecer desde a meia noite até às 01h (em horário japonês), hora em que Shibuya se irá transformar numa espécie de nave espacial para a audiência presente.
É possível espreitar um pouco do que se passa por detrás das cortinas na Academy a cada dia, uma vez que a RBMA emite ao vivo entre as 11 da manhã ao meio-dia (horário japonês) nos dias úteis via rbmaradio.com, bem como através de uma emissão especial em parceria com a InterFM às terças e quintas-feiras. A RBMA Radio também vai emitir ao vivo a partir de um estúdio pop-up na feira de cultura no sábado dia 8 de novembro e no domingo dia 9 de novembro, em parceria com a Dublan JP. As emissões da ‘Culture Fair’ vão acontecer entre o meio-dia e as 20h (horário japonês) nesse fim-de-semana, e vão destacar uma variedade de músicos, incluindo a pop onírica e nebulosa dirigida às pistas de dança de Watercolours (Chelsea Jade) da Nova Zelândia, e a compositora de folk e pop de câmara Laura J Martin, bem como protagonistas das mais amadas lojas de discos especializadas em Tóquio, como a Jazzy Sport, a Manhattan Records e a Technique.