Digital vai ultrapassar a televisão nos próximos dois anos

O investimento em publicidade digital vai, em 2016, ultrapassar os valores investidos em televisão, revelam as estimativas da Forrester para o mercado norte-americano. Em 2019, este mercado vai valer 103 mil milhões de dólares e representar 36% do investimento total. Daqui a cinco anos, a televisão vai registar uma receita publicitária de 85,5 mil milhões de dólares e uma quota de 30%.

A “ultrapassagem” dá-se não só porque o digital está a roubar investimento à televisão – o que acontece, mas em pequena medida –, mas sobretudo porque há mais dinheiro para investir, fruto da recuperação económica. O enorme inventário de formatos publicitários online – e os vários anos de testes e provas dadas de eficácia – oferece várias possibilidades de investimento desse dinheiro.

Os marketeers mais familiarizados com os formatos digitais investem mais em novas áreas, como a compra programática de anúncios mobile. A pesquisa é, contudo, o formato mais popular – e de maior investimento –, porque permite a mais direta e instantânea medição de resultados. Seguem-se os displays, que incluem os anúncios em vídeo, e a publicidade nas redes sociais, o canal que mais deverá crescer nos próximos cinco anos.

 

FONTE: ligateamedia