Festa do Cinema Romeno

ci

Na última década, poucos cinemas europeus foram tão aclamados pela crítica como o cinema romeno. Apesar da precariedade de meios disponíveis, realizadores como Cristi Puiu, Cristian Mungiu, Corneliu Porumboiu ou Cristian Nemescu venceram prémios em festivais como Cannes, Berlim e Locarno, e mostraram os dramas da Roménia, ainda na ressaca da ditadura comunista, ao resto do mundo. O cinema do país é caracterizado pela abordagem subtil e minimalista ao conflito do indivíduo com a sociedade de consumo atual, sem dispensar o humor negro e uma certa “cara de pau” para expor o ridículo das lutas dos seus protagonistas.
O foco da Festa do Cinema Romeno não está nos nomes mais óbvios acima referidos, mas sim na mais recente geração de realizadores que começa agora a dar nas vistas. Esta mostra será pois uma excelente oportunidade para um primeiro contacto com os novos nomes da cena cinematográfica romena. Serão apresentadas as primeiras obras de jovens e talentosos cineastas como Paul Negoescu, Gabriel Achim, Adrian Sitaru e Laurentiu Calciu.  Ainda assim, a Festa não se faz apenas de promessas, mas também de confirmações: Radu Jude, de quem será apresentada uma retrospetiva integral, ainda este ano teve uma Menção Especial em Cannes e é presença habitual nos principais festivais de cinema.
O ciclo começa com Art e Domestic, dois filmes de Adrian Sitaru, que estará presente para a abertura. As restantes sessões serão seguidas de Q&A’s moderados pelo crítico e curador do ciclo, Andrei Rus.
Festa do Cinema Romeno
Cinema | 19 a 23 de Novembro| Pequeno Auditório
Preço: 3,50€