Grândola avança com Observatório da Canção de Protesto

gfa

 

O Município de Grândola cria o OBSERVATÓRIO DA CANÇÃO DE PROTESTO, com sede em Grândola, em parceria com a Associação José Afonso, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, através do Instituto de História Contemporânea e do Instituto de Etnomusicologia, e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.
A iniciativa, projetada pela CMG e a AJA em 2007, avança agora com os dois novos parceiros, dedicando-se à observação, sistematização e divulgação da informação associada à música de intervenção e protesto, e ao seu estudo, com especial destaque para a forma musical canção. O OBSERVATÓRIO DA CANÇÃO DE PROTESTO valoriza a herança cultural de todos os que, através da música, se empenharam e empenham na defesa dos valores da liberdade, da fraternidade e da igualdade.

 

As quatro instituições parceiras vão assinar o ACORDO DE CONSTITUIÇÃO DO OBSERVATÓRIO DA CANÇÃO DE PROTESTO no dia 2 de março, pelas 15 horas, na Câmara Municipal de Grândola. A cerimónia é aberta à Comunicação Social.

O ACORDO promove a implementação de uma estratégia de partilha integrada de recursos materiais, documentais e de conhecimento, com o objectivo de desenvolver a salvaguarda do património da música e da canção de protesto produzido e divulgado ao longo dos sécs. XX e XXI. Prevê prioritariamente a promoção da sistematização e divulgação dos núcleos patrimoniais existentes, bem como a sua revalorização documental e arquivística, em termos culturais e musicais, incluindo a realização de iniciativas diversas — encontros, colóquios, congressos, publicações, exposições e espetáculos.
A canção Grândola, vila morena, de José Afonso, símbolo da Revolução do 25 de Abril e dos seus valores, é uma referência mundial no conjunto das canções de protesto, a que o OCP presta tributo, enaltecendo os valores da resistência à ditadura e os combates pela liberdade e pela democracia.