O MUNDO DO HIP HOP NA FOX LIFE

‘Empire’ é um drama familiar sobre Lucious Lyon (Terrence Howard), o líder de uma empresa discográfica e a luta dos seus três filhos para ocupar o seu lugar. Batendo recordes de audiências com o primeiro episódio emitido no canal FOX americano, no passado dia 07 de janeiro, ‘Empire’ apresenta um elenco de luxo com nomes sonantes do panorama cinematográfico e musical da atualidade – Terrence Howard, nomeado ao Óscar pelo seu desempenho em ‘Hustlle & Flow’; e Taraji P. Henson, também ela nomeada ao Óscar pelo seu trabalho em ‘O Estranho Caso de Benjamin Button’.
Para além do elenco principal, ‘Empire’ conta também com uma lista impressionante de participações especiais que marcaram a indústria musical em todo o mundo, tanto pela música como pela controversa que criaram ao longo da carreira – Courtney Love, a cantora e ex-mulher de Kurt Cobain, o líder dos Nirvana; Snoop Dog, o rapper que está prestes a lançar ‘Bush’, o seu novo trabalho discográfico produzido por Pharrell Williams; e Macy Gray, a cantora com uma grande voz soul.
‘Empire’ é uma criação de Lee Daniels e Danny Strong que também desempenham o papel de produtores executivos. Amor, guerra, família, sacrifício, dinheiro e música: esta é a história de ‘Empire’.
A série, apesar de ser um drama familiar, apresenta uma forte componente musical direcionada para o hip hop. Toda a banda sonora de ‘Empire’ é original, criada e produzida pelo génio do hip hop Timbaland e a sua equipa. Só no primeiro episódio são apresentadas cerca de 12 músicas originais, entre as quais a já lançada ‘No Apologies’, criada por Timbaland e interpretada pelos atores Jussie Smollett e Bryshere Gray, que na série interpretam os papéis de Jamal e Hakeem, os dois filhos mais novos de Lucious Lyon.
“Ainda estou preso à época de Diana Ross e Donna Summer”, disse Lee Daniels. Sem muito conhecimento musical do momento, Daniels contou com a ajuda dos seus filhos para escolher Timbaland como o líder de toda a banda sonora de ‘Empire’. “Telefonei ao Timbaland e disse-lhe que precisava dele. Ele respondeu-me ‘Let’s Rock’n Roll’. No dia seguinte ele apresentou-me algumas músicas baseadas na premissa da série”, continuou Daniels. Timbaland escreve e produz todas as músicas de acordo com o rumo da trama e desenvolvimento das personagens.
A presença da música, principalmente do hip hop e R&B, é tão forte que, após cada episódio emitido nos Estados Unidos, as músicas apresentadas no mesmo são disponibilizadas no iTunes para download. Para além disso, fazendo parte de uma campanha de marketing estruturada, foi criado um site (http://welcometothelyonsden.com/) que representa a Empire Entertainment, a empresa no meio de toda a luta familiar e guerras de contratos discográficos. Este site trata a Empire Entertainment como uma verdadeira empresa apresentando a descrição dos seus artistas contratados, a apresentação da equipa de trabalho, as mais recentes notícias acerca do mercado do hip hop e claro, a apresentação das músicas produzidas e editadas.