TV ON THE RADIO NO VODAFONE PAREDES DE COURA 2015

TV-ON-THE-RADIO

A consagrada banda de Brooklyn TV On The Radio estreia-se no Vodafone Paredes de Coura a 19 de Agosto. O festival decorre nas margens da praia fluvial do Taboão, entre 9 e 22 de Agosto e conta já com as confirmações de nomes como Mark Lanegan Band, War On Drugs, Tame Impala, Temples, Pond, Fuzz ou Father John Misty, entre muitos outros.
Ao Vodafone Paredes de Coura, os TV On The Radio trazem Seeds, o primeiro álbum composto na íntegra após o desaparecimento do produtor, baixista e amigo de longa data, Gerrad Smith, que faleceu a seguir ao lançamento de Nine Types of Light, em 2011. Seeds, editado em finais do ano passado, e que serve de mote à atual digressão da banda, perpassa um sentimento natural de capítulo seguinte.
Com efeito, Nine Types of Light, é um álbum em que os TV On The Radio mostram um som maduro, mas talvez nunca tenham atingido um refinamento lírico e um som tão apurado como em Seeds. Sempre apontados como avant-garde, forjados num caldeirão sonoro onde coabitam influências do post-punk ao trip-hop, passando pela electro ou pelo R&B, os TV On The Radio fazem hoje música com meios técnicos e investimentos claramente superiores aos que podiam fazer no início. Porém, para o refinamento sonoro com que se apresentam, e que os coloca num patamar até mais acessível e menos experimentalista, não contribui apenas o acesso a equipamento melhor, mas uma deliberada necessidade de serem e soarem mais objetivos e articulados.
Não se pense que a complexidade e a magnitude dos TV On The Radio desapareceu. Há um sentido de aceitação tranquila, sem necessidade de conquistar novos territórios, num álbum que não pode ser interpretado fora do contexto de ter sido composto após a morte de Smith. E depois há sempre a voz, capaz de elevação cósmica, de Tunde Adebimpe.