NOS PRIMAVERA SOUND ENCERRA A QUARTA EDIÇÃO COM A MAIOR AFLUÊNCIA DE SEMPRE

3

O NOS Primavera Sound voltou a afirmar-se como um festival único e de paragem obrigatória na Europa. A quarta edição, ainda com o último dia a decorrer, fica marcada pela melhor assistência de sempre com 77 mil pessoas de mais de quarenta nacionalidades diferentes a chegar ao Parque da Cidade do Porto para três dias inesquecíveis.
Nesta edição o NOS Primavera Sound apresentou um cartaz compacto, repleto de nomes de peso das últimas décadas e com uma sólida representação da música alternativa actual. A veterana Patti Smith com duas actuações memoráveis a celebrar o quadragésimo aniversário de “Horses”, o regresso aos palcos do grupo de culto The Replacements, o hip hop de Run The Jewels formado pelo dúo El-P e Killer Mike, o rock obscuro dos novaiorquinos Interpol ou a visita de Antony and the Johnsons a interpretar os seus êxitos acompanhado por uma orquestra de quarenta músicos provenientes de vários projectos da Casa da Música do Porto foram alguns dos destaques do festival.
As propostas distintas das 49 bandas que pisaram os quatro palcos do NOS Primavera Sound tiveram no funk electrónico dos britânicos JUNGLE, no pop dos antípodas Twerps, na elegância dos australianos Movement e no r&b digital da estrela FKA twigs as revelações internacionais, enquanto que no panorama nacional Bruno Pernadas provou a sua excelência enquanto multi-instrumentalista e a Banda do Mar rendeu o público à doçura luso-brasileira de Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e Fred.
A música fez-se ouvir também fora do Parque da Cidade. À semelhança da edição anterior, o NOS Primavera Sound 2015 começou na cidade, desta vez com o Primavera Nas Fontaínhas a receber os concertos de Cícero e Regula e os djs Rodrigo Affreixo e Moullinex. O público infantil foi igualmente protagonista desta edição com o MINI NOS Primavera Sound. Partindo da vontade de alargar o conceito do espaço MINI Primavera para um projecto mais abrangente, decidimos convidar pequenos e graúdos a celebrar a Primavera ao som de Clã, B Fachada e Noiserv, com muitos workshops e jogos didáticos a ajudar a fazer deste festival um momento inesquecível para toda a família.
Em 2016, uma vez mais ao lado da NOS e da Câmara Municipal do Porto, o NOS Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade nos dias 9, 10 e 11 de Junho. Hoje o festival vai continuar a celebrar a quarta edição com a reunião dos britânicos Ride, pioneiros do shoezage, a interpretação integral de “dubnobasswithmyheadman” do projeto electrónico Underworld, o rock experimental dos alemães Einstürzende Neubauten, a viagem conduzida por Manel Cruz pelos vários caminhos de uma carreira multifacetada, a Farewell Tour dos americanos Foxygen ou o pop cheio de intensidade dos canadianos The New Pornographers.