Em Novembro será editado pela Universal Music Portugal um novo álbum de Rodrigo Leão, um projecto que resulta de uma colaboração estreita do músico com o Coro e Orquestra da Gulbenkian. Rodrigo Leão está de partida para Berlim, onde ficará até ao dia 26 de Setembro a misturar o álbum nos conceituados estúdios Teldex.
Ao lado de Rodrigo Leão estará João Eleutério, que com ele co-produz este novo disco, Tobias Lhemann, responsável por muitos títulos no conceituado catálogo da Deutsche Grammophon, e Steve Bartek, orquestrador e arranjador americano, de renome, com quem Rodrigo tinha já colaborado na banda sonora de “The Butler – O Mordomo”, de Lee Daniels. Bartek neste trabalho é responsável por metade dos arranjos orquestrais, enquanto que os outros são da responsabilidade de Carlos Tony Gomes, músico e violoncelista do ensemble de Rodrigo Leão.
O álbum, gravado no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, integra cerca de 100 músicos, dirigidos pelo maestro Rui Pinheiro, é o sucessor de “A Montanha Mágica”, o seu último trabalho de originais de Rodrigo Leão. O compositor assina neste novo disco uma série de trabalhos inéditos onde se debruça sobre importantes questões filosóficas que se prendem com a procura do sentido da vida e de um lugar no mundo, temas que sempre estiveram presentes nas entrelinhas das suas criações e que são uma das suas principais fontes de inspiração.
Além dos já mencionados colaboradores, o novo álbum conta ainda com a participação do ensemble que habitualmente acompanha Rodrigo Leão: o quarteto de cordas formado por Carlos Tony Gomes, Bruno Silva, Denys Stetsenko e Viviena Tupikova e ainda Celina da Piedade no acordeão e Selma Uamusse na voz.
Estas novas composições de Rodrigo Leão serão apresentadas ao vivo a 18 de Novembro no Coliseu do Porto e nos dias 20 e 21 do mesmo mês no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Estes concertos contarão com a presença dos mesmos músicos que colaboraram nas gravações do álbum.