ELTON JOHN

elton-compressed

 

 

ELTON JOHN  é um dos artistas mais aclamados e bem-sucedidos de todos os tempos. Alcançou 37 discos de ouro e 27 discos de platina, já vendeu mais de 250 milhões de discos em todo o mundo, e detém o recorde do single mais vendido de todos os tempos. Ao longo de cinco décadas desde que a sua carreira começou em 1969, Elton já atuou em mais de 3500 concertos, em 80 países.
Sir Elton Hercules John, nascido em Reginald Kenneth Dwight, (Grande Londres, 25 de Março de 1947) é um dos mais importantes cantores, compositores e músicos do Reino Unido.
O seu nome artístico advém de dois membros da sua antiga banda – Bluesology – Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder da banda). Nascido no subúrbio de Pinner, Middlesex, estudou na Pinner County Grammar School e ganhou uma bolsa escolar aos onze anos de idade para a Royal Academy of Music.
A carreira de Elton John atravessa a quarta década de um ininterrupto sucesso. Nos anos setenta, época que muitos consideram como sendo o auge de sua carreira (foi considerado o segundo artista mais importante dessa década, superado apenas por Paul McCartney), já era considerado como um dos maiores astros pop do planeta.
Ainda na adolescência, integrou o grupo de blues Bluesology. Em 1967 estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com o qual lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceira até aos dias de hoje.
Apesar de ter lançado o disco Empty Sky em 1969, que não trazia no seu repertório nenhum sucesso imediato , a grande viragem na sua carreira ocorreu com o lançamento do disco Elton John, de 1970, que o lançou como cantor de sucesso nos Estados Unidos e trouxe ao público um de seus maiores sucessos, a canção “Your Song”.
De todos os seus discos de maior sucesso, destacam-se Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy, este último de 1975. São também os discos mais bem colocados no ranking de melhores discos do século XX elaborado pela revista Rolling Stone.
Além de Bernie Taupin, outros letristas trabalharam com Elton, entre os quais Gary Osborne e Tim Rice. Enquanto a parceria com o primeiro está presente nos discos A Single Man, 21 at 33, The Fox, Jump Up! e Leather Jackets, o trabalho com o segundo, iniciada com a música Legal Boys, de 1982, resultou anos depois na soundtrack dos filmes O Rei Leão (1994), com a qual Elton ganhou o Óscar de melhor banda sonora, e O Caminho Para Eldorado (2001).
É o único artista que até hoje conseguiu alcançar seis lançamentos consecutivos no primeiro lugar da Billboard, sendo detentor do recorde de single com a maior venda da história, com a adaptação feita em 1997 da canção Candle in the Wind em homenagem à amiga pessoal, Princesa Diana, totalizando um total de quarenta milhões de cópias vendidas.
Elton John manteve-se em evidência na década de 1980, época em que lançou um álbum inédito por ano, levando ao público hits como I Guess That’s Why They Call It The Blues, I’m Still Standing, Sacrifice, Nikita e diversos outros. Apesar de ter declarado a sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido em 1988. Em 2005 celebrou um contrato de parceria civil com David Furnish, com o qual vive desde meados da década de 1990.
Embora tenha diminuído o ritmo de lançamento de novos discos, Elton John permaneceu em destaque na década de 1990, lançando canções de sucesso como Can You Feel The Love Tonight, The One, Something About The Way You Look Tonight, Blessed. É considerado um dos maiores e mais influentes artistas da atualidade, lançando novos trabalhos regularmente. Nos últimos anos compôs os musicais Billy Eliot e Lestat, que ficaram em cartaz na Broadway.
É filantropo: participou do Live Aid de 1985, ao lado de artistas como David Bowie, Sting, Phil Collins, entre outros, além de manter uma fundação para combate à SIDA, tida como a maior do mundo no género, criada em 1992. No mesmo ano, apresentou-se ao lado dos Guns N’ Roses no Video Music Awards 92.
Elton sempre teve o sonho de ser dono da equipa de futebol, pela qual torcia, o Watford FC, tendo realizado esse projeto em 1976, quando então o clube figurava na série B da Liga Inglesa. Injetou recursos para contratações, levando a equipa até a primeira divisão. Vendeu-a em 1987. Também ajuda um clube de futebol da Austrália. É dono de um restaurante em Hollywood.
Em 1986, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica na garganta, em virtude de lhe ter sido diagnosticado pequenos nódulos nas suas cordas vocais, consequência da quantidade de marijuana que fumava nessa altura. Este facto veio a impor uma mudança profunda na sua voz, que se tornou mais grave e profunda, perdendo por completo o seu famoso falsete.
Em 1992, Elton cantou com o Queen a música “The Show Must Go On” no Freddie Mercury Tribute Concert. Cantou neste mesmo concerto em homenagem ao Freddie Mercury, a música Bohemian Rhapsody, junto com Axl Rose e os integrantes restantes do Queen.
Em 2007, Elton John comemorou o seu aniversário de 60 anos realizando o seu sexagésimo espectáculo no Madison Square Garden, em Nova Iorque. O discurso de abertura do espectáculo foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton.
A grande novidade para 2016 é também o regresso de Elton John aos estúdios para gravar aquele que será o seu 33º álbum – “WONDERFUL CRAZY NIGHT”, disponível em todo o mundo no dia 05 de Fevereiro de 2016. O álbum foi co-produzido por Elton e T-Bone Burnett .
Mais Informação: Visit http://www.eltonjohn.com/