Portugal já tem um Top Nacional de Streaming

foo

 

 A AFP – Associação Fonográfica Portuguesa e a AUDIOGEST, entidade de Gestão Colectiva de Produtores de Música em Portugal, reuniram-se para lançar um novo Top de Streaming Nacional, que contabilizará as músicas mais tocadas nas plataformas licenciadas em Portugal.
Este Top, de periodicidade semanal, será divulgado em conjunto com as restantes Tabelas de Vendas e nele constarão as 50 músicas mais escutadas nas plataformas de serviços de Streaming licenciadas para Portugal, nomeadamente Apple, Google, Napster, Spotify e Xbox.
As canções do novo Top de Streaming integrarão também, a par com as canções do Top de Download, um novo Top de Singles, que tem como objectivo juntar estas duas formas de consumo digital de música num só ranking.
Atualmente, o Streaming representa mais de 30% do mercado total de música em Portugal e cerca de 80% do mercado digital de música em Portugal. É de longe a forma de consumo de música com o maior crescimento dos últimos anos, tendo já superado em muito o Download.