SÉRIES, FILMES, SÉRIES, REPETIR: A NOVA ROTINA NAS MARATONAS

Frank e Claire, Walt e Jesse, Eleven e o Demogorgon, Pinot noir e caviar. Algumas duplas funcionam muito bem juntas e as séries de televisão e os filmes não são exceção. Este é o resultado de um novo estudo da Netflix* que revela uma nova forma de ver televisão. Segundo o estudo, mais de 30 milhões de subscritores em todo o mundo, intercalam o visionamento de filmes entre as maratonas das suas séries.
Após terminar uma série, a maioria dos membros da Netflix (59%) faz uma pausa, que habitualmente dura três dias, antes de começar a ver uma nova série. Durante esse intervalo, mais de metade (61%) vê um filme para manter vivo o sentimento da série. Os membros da Netflix frequentemente optam por ver comédias românticas como Aloha após assistir à deliciosamente excêntrica Unbreakable Kimmy Schmidt ou veem a comédia criminal The Big Short após a comédia dramática Orange is the New Black.
No nosso esforço contínuo para oferecer as melhores propostas de programação aos nossos membros, descobrimos que os filmes assumem um papel único nas rotinas das maratonas de visionamento”, diz Ted Sarandos, Chief Content Officer da Netflix. “É interessante ver como um terço dos nossos utilizadores segue esse comportamento e a forma como os filmes escolhidos por esses 30 milhões de subscritores combinam com as séries.”
Quando observamos os resultados globais sobre quais os filmes vistos após algumas das principais séries da atualidade, surgem padrões interessantes. Após assistir House of Cards, alguns membros veem Beasts of No Nation trocando a política pela guerra, mas mantendo a narrativa densa sobre líderes intransigentes e implacáveis. Por outro lado, os seguidores de Stranger Things optaram por títulos semelhantes como Super 8. Entretanto, os fãs de Narcos mantiveram a sua curiosidade sobre o tráfico de drogas com títulos como Cartel Land.
m estudo recente da Netflix revela um padrão de visionamento de séries e filmes seguido por mais de 30 milhões de membros em todo o mundo
Histórias sobre segredos arrepiantes levaram os membros das praias quentes de Bloodline até ao Midwest em Caminho para Perdição. A ligação cinematográfica entre Vince Gilligan e Quentin Tarantino não passou despercebida, os espetadores escolheram ver  Pulp Fiction após Mr. White dizer o seu último adeus em Breaking Bad. Por seu turno, os fãs das tagarelas Gilmore Girls preferem reviver clássicos como Boneca de Luxo.
Os documentários também têm um papel importante nesta pausa pós-maratona. Os fãs de Marvel – Luke Cage continuaram à procura da justiça em Amanda Knox, enquanto os fãs de Black Mirror descobriram as consequências reais da tecnologia com Hot Girls Wanted. Curiosamente, embora a maioria dos espetadores de BoJack Horseman tenham escolhido stand-up comedy, alguns preferiram fazer uma pausa no caminho da autodestruição com a ajuda de Tony Robbins: I Am Not Your Guru.
Segundo o estudo existe uma exceção a este padrão – a comédia. Quando os espetadores procuram diferentes tipos de entretenimento, tendem a escolher séries de comédia. Este comportamento nota-se em especial após as séries de terror, pois os fãs do horror tendem a escolher com maior frequência comédias antes de passarem para o próximo conteúdo de pôr os cabelos em pé. Um exemplo, os espetadores de American Horror Story trocaram o horror pela comédia adolescente Mean Girls.
De acordo com o estudo, estas são as escolhas mais recorrentes de séries e filmes:

 

A Netflix analisou informação de visualização de mais de 86 milhões de membros em mais de 190 países entre Janeiro e Outubro de 2016. O estudo incidiu sobre as variações de padrões de visualização dos membros, relacionando séries de TV com filmes. Neste estudo, a Netflix concluiu que quando os membros trocavam de série (terminando de ver todas as temporadas), 59% das vezes faziam uma pausa de 1 a 2,5 dias. Durante esta pausa, 61% dos membros viram títulos singulares (documentários, filmes ou especiais stand-up) antes de começarem a ver outra série. No total, 36% de todos os membros da Netflix demonstraram este comportamento. Para serem incluídos neste estudo, os membros não tinham de ter terminado de ver determinada série em determinado tempo especifico. Para estabelecer exemplos de pares de séries e filmes, a Netflix analisou mais de 100 séries de TV de forma a identificar que filmes lhes estavam mais frequentemente associados e em que mercados. As combinações de filmes não têm que corresponder ao seu número de visualizações.