O Boom Festival foi distinguido pela sexta edição consecutiva com o prémio “Outstanding Greener Festival Award 2018“, uma iniciativa internacional que tem como objetivo premiar eventos exemplares para a indústria através das suas práticas de sustentabilidade. A distinção máxima foi atribuída a sete festivais em todo o mundo, sendo o Boom Festival o único português. 

No total, 35 festivais e eventos de 14 países alcançaram o prestigiado prémio em 2018, concedido a iniciativas que nesse ano demonstraram uma maior consciencialização em relação à sustentabilidade e redução de impactos ambientais em 11 áreas, incluindo transporte, resíduos, energia, água e impactos na comunidade local. Segundo lembra A Greener Festival Award, os candidatos passam por uma avaliação rigorosa, visita ao local e análise pós-evento das ações de sustentabilidade implementadas. A entrega dos prémios decorreu no dia 18 de janeiro na Eurosonic Noorderslag, na Holanda.

Entre 22 e 29 de julho do ano passado, o público, proveniente de 147 países (15% são portugueses), pôde presenciar alguns dos projetos que fizeram o festival ganhar este prémio de mérito: mais árvores, resultantes do processo de reflorestação da Herdade da Granja, com a plantação, desde dezembro de 2015, de 720 novas espécies nativas. Além disso, usufruíram de 378 casas de banho compostáveis e de uma estrutura de apoio aos 53 participantes com necessidades especiais. 

De realçar ainda que 106 painéis solares alimentaram o evento com 16.000 watts de eletricidade. Além destes, os geradores usados no Boom integram tecnologia que permite a redução do consumo. Estas duas medidas permitiram à organização consumir menos 20% de energia no evento. Também a redução do consumo de água era um objetivo para a última edição, sendo que as campanhas de sensibilização e a implementação de medidas resultaram numa diminuição de 10% do uso de água.

6ª EDIÇÃO CONSECUTIVA DISTINGUIDA

Distinguido em 2008, 2010, 2012, 2014, 2016 e agora em 2018 com o “Outstanding Greener Festival Award”, o prémio mundial mais importante de eventos sustentáveis, atribuído por “A Greener Festival”, o Boom foi, ainda, a convite da UNEP – United Nations Environment Programme, organismo pertencente à ONU, membro da iniciativa “United Nations Music & Environment Stakeholder Initiative”. Ganhou também o European Festival Award 2010 – Green’n’Clean Festival e o Green Inspiration Award 2012.