Atribuído pela revista britânica New Musical Express, além do Rock in Rio, estão nomeados nesta categoria outros festivais internacionais de grande dimensão como Coachella (Estados Unidos da América); Fuji Rock (Japão); Glastonbury (Reino Unido); Mad Cool (Espanha); Sziget (Hungria); entre outros.
Aquando da última edição do festival, que se realizou no Rio de Janeiro em setembro de 2019, a NME escrevia que “quando se fala de mega espetáculos internacionais, existem poucos nomes maiores que o Rock in Rio”. Mais recentemente, a publicação britânica referiu num outro artigo que “resumindo o Rock in Rio em uma palavra, teria que ser esta: grande. Ou talvez até esta: GRANDE.”
O festival, que comemora este ano o seu 35.º aniversário, nasceu no Brasil em 1985 somando, já, 20 edições, 119 dias e mais de 2.000 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 10.2 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock em Portugal, no Brasil, em Espanha e nos Estados Unidos.
Além da categoria “Melhor Festival do Mundo”, serão também atribuídos outros prémios, na cerimónia que se realiza a 12 de fevereiro, nomeadamente o galardão de melhor álbum e melhor canção do mundo. Para este último, está nomeada “Circles”, faixa do último álbum de Post Malone, um dos nomes confirmados para o Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, no dia 28 de junho.
Os prémios da New Musical Express realizam-se desde 1953 e, este ano, constituem um “evento especial por várias razões, marcando o final de uma década brilhante para a música e o começo de uma nova cheia de possibilidades”. Assim, vão ser também distinguidos o álbum e canção da década. Recorde-se que a última edição dos NME Awards aconteceu em 2018, altura em que o galardão Godlike Genius – um dos mais importantes da cerimónia – foi atribuído a Liam Gallagher, a propósito do lançamento do seu primeiro álbum a solo. O artista vai marcar presença no Parque da Bela Vista no dia 21 de junho.
O Rock in Rio Lisboa decorre nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho no Parque da Bela Vista e a pré-venda no site oficial do evento já começou, com a possibilidade de doar gratuitamente outro bilhete a uma instituição de solidariedade social até dia 5 de fevereiro. O bilhete diário tem o custo de 69€ e o passe de fim de semana 112€, não havendo qualquer custo adicional ao comprar através do site, sendo o bilhete entregue em formato digital. Estão também à venda vouchers diários em todas as lojas Fnac.Além da banda sonora de luxo, que conta já com os artistas Camila Cabello e The Black Eyed Peas (dia 20), Liam Gallagher, Foo Fighters e The National (dia 21) e Post Malone (dia 28), a Cidade do Rock apresenta ainda 14 espaços de atrações, oferecendo experiências inesquecíveis – desde os já conhecidos Palco Mundo, Galp Music Valley, Super Bock Digital Stage, Worten Game Ring, Yorn Street Dance, Somersby Pool Parties, 7Up Slide e Chef’s Garden, aos novos ESC Online Sports Bar, Montanha-russa com realidade virtual, Game District, Rock Street Ásia, Rock in Rio Kids e uma roda gigante inovadora.