Jon Batiste premiado nos Óscares com a banda sonora de “Soul”

O célebre músico e compositor internacional Jon Batiste liderou esta temporada de prémios de enorme sucesso com um Óscar para “Soul”, tendo ganho o prémio de Melhor Banda Sonora pelo filme de animação de sucesso da Disney/Pixar. A sua música jazz, criada em conjunto com os músicos Trent Reznor e Atticus Ross, já recebeu mais de 35 prémios internacionais, incluindo um BAFTA, um Globo de Ouro e um prémio Critics’ Choice.

 

“O que é profundo é que Deus deu-nos 12 notas. São as mesmas doze 12 notas que Duke Ellington tinha, Bach tinha, Nina Simone (tinha) … Este momento é o culminar de uma série de milagres. É tão incrivelmente poderoso estar aqui e a linhagem de onde viemos, a linhagem neste filme … Estou muito grato a Deus por essas 12 notas.”

Batiste não apenas contribuiu com música para “Soul”, que é sobre um professor que sonha em ser um pianista de jazz, mas as suas mãos também foram filmadas no piano como uma referência para ajudar os animadores da Pixar a criar performances musicais autênticas para o personagem principal do filme. Clique AQUI para ver um pequeno vídeo e saber mais sobre como a banda sonora foi criada.

 

 

 

 

Entre as sessões de “Soul”, Jon Batiste também gravou um novo álbum de estúdio, “WE ARE”, que foi lançado no mês passado pela Verve Records e foi aclamado pela crítica. A “Vanity Fair” descreveu o álbum como “uma vívida mudança do jazz puro para a pop alegre e dançante e para a neo-soul”, enquanto a Billboard descreveu-o como “um casamento delicioso de melodias de jazz contemporâneo e pop”.

“WE ARE” representa um novo capítulo sonora completamente diferente para Jon Batiste. Batiste escreveu e planeou grande parte do projeto durante uma semana, a partir do seu camarim no “The Late Show with Stephen Colbert”, onde é diretor musical e líder da banda. “WE ARE” foi gravado em Nova Iorque, Los Angeles e Nova Orleães (de onde é natural), fundindo a inspiração da sua nova casa e dos novos colaboradores com a da dinastia musical Batiste.

Em “WE ARE”, Batiste apresenta ao mundo uma experiência musical cativante enraizada na catarse, alegria, liberdade, contemplação e sensualidade. É uma carta de amor às suas raízes sulistas e à herança da música negra, com participações especiais de Mavis Staples, Quincy Jones, Zadie Smith, PJ Morton, Trombone Shorty, St Augustine Marching 100, o seu pai Michael Batiste, o avô David Gauthier e muitos mais. É uma meditação embebida nos sons da época com colaboradores como POMO (Anderson.Paak), Ricky Reed (Lizzo), Jahaan Sweet (Drake, Eminem), entre outros.

Batiste diz: “‘WE ARE’ é uma mensagem de amor pela humanidade, de humilde reverência pelo nosso passado e de um futuro cheio de esperança, no qual somos nós que nos podemos salvar. A arte revela-nos os seus propósitos. Tens apenas de esperar que o Espírito te diga o que quer.”