Do Porto, com amor, surge uma rádio na internet que explora o que não cabe no FM. Uma rádio local, que assume a identidade da cidade a partir da qual emite. Uma rádio de conteúdos, que foge à formatação mainstream dos meios tradicionais. Uma rádio de autor, ou de muitos autores, que #fazdiferente. A YÉYÉ RÁDIO assinala o seu lançamento a 27 de maio, com um com um concerto com o lendário músico da soul e jazz, Brian Jackson.

 

Somos investigadores da música urbana
Encontram a novidade, da mesma forma, em discos com 50 anos ou com 2 dias. Esta subtileza vem dos muitos anos à volta dos discos. E, do mesmo sítio, vem a alergia à música embalada, muito fabricada e estratégica, que caracteriza a indústria musical actual.
A YÉYÉ RÁDIO nasce pela mão do Pedro Tenreiro, que apresenta diariamente a rubrica Poder Soul na Antena 3, depois de 25 anos ao serviço de uma editora multinacional. O Pedro é um apaixonado por música, passa discos desde os anos 80, altura em que fazia rádio-pirata. Com Rui Pimenta, sempre teve afinidades geográficas: eram dois betos da Foz, adolescentes, que gostavam de vinil e detestavam Genesis. O Rui tem hoje uma das mais antigas lojas de discos da cidade, a Musak, cem cerca de 20 anos. Marco Oliveira, designer gráfico e artista visual, fazia parte de uma banda, Os Tornados, que o Pedro editou. Ficaram amigos e formaram uma editora juntos.
 
As cidades ainda continuam a ser feitas de tribos
São mais de 90 colaboradores livres que dão som à YÉYÉ, uma equipa que traduz a visão transgeracional e ecléctica da rádio, com autores muito diversos, mas todos activistas à sua maneira. São DJs, músicos, melómanos, artistas, designers, professores, enólogos; todos numa relação com a música, a roçar o fanatismo; todos numa relação com o Porto, mesmo aqueles que não são de lá.
Para além do núcleo duro composto por Pedro Tenreiro (direcção de conteúdos), Rui Pimenta (direcção de marketing / apoio editorial) e Marco Oliveira (direção de arte), a YÉYÉ RÁDIO emite programas regulares de A boy named Sue, Ace, Alínea A, Ana Pacheco, André Tejo, Azar Azar, Carlos Moura, Collect, Dupplo, East Side Radio, Flur, Francisco Coelho, Francisco Esp, Ghetthoven, Gradeci, Hugo Gomes, Hugo Oliveira, Joana Matos Frias, João Bruschy, João de Almeida, João Vieira, João Tenreiro, Joaquim Paulo, José Amen, José Magalhães, Kyron, Jazzego, Laurent Réus, Leo Cruz, Lynce, Maria Gambina, Martin, Miguel Bruschy, Miguel Dias, Monster Jinx, Mvria, Nuno Forte, Nuno Riviera, Paulo Matos Graça, Pedro Cadima, Pedro Mesquita, Pedro Passos, Pedro Serra, Raquel Pinheiro, Renato Cruz Santos, Ricardo Salazar, Rita Braga, Rui Trintaeum, Serginho, Serial, Tam, Telma, Tilinhos, Xico Ferrão, 1980 Lyfers, XXIII, entre outros.
É uma rádio sem rótulos. É uma rádio de músicas que não se sintonizam em lado nenhum. É uma rádio sem voz colocada. E mistura tudo: dos segmentos diários que vão das grandes canções e instrumentais cósmicos para quem acorda devagar, aos mais obscuros tesouros e absolutos clássicos do soul, passando pelos sons sem tempo, às estimulantes intersecções da música popular urbana, chegando às pistas de dança e à produção musical na era moderna.

Um crowdfunding à moda antiga
Há a vontade de criar merchandising próprio, a apontar para o coleccionismo, como a T-shirt Pirata, que rouba detalhes gráficos de capas de discos, descontextualizando-os. Mas a sustentação comercial da YÉYÉ RÁDIO é garantida pelas parcerias publicitárias, muito específicas, sobretudo locais, explorando a lógica do pequeno anúncio. A ideia é proporcionar um veículo de divulgação suplementar a pequenos negócios ou marcas, que tenham relação directa com os conteúdos propostos pela plataforma, designadamente as indústrias discográfica e cinematográfica, promotores de espectáculos, marcas de vestuário, lojas temáticas, bares, restaurantes, discotecas, galerias de arte, salas de espectáculo, museus ou ofertas de alojamento alternativo.
No ano zero, acordamos. Agora, vamos para a Primária.

O Yé da Yéyé

A radio sai do estúdio e convida para o seu lançamento & aniversário:
— Brian Jackson
— Patrick Gibin
— Pedro Tenreiro
— Rui Pimenta