António Variações regressa ao palco em holograma para concerto “Há Uma Noite P’ra Passar”

 

“Há Uma Noite P’ra Passar” é o nome do concerto que marca o regresso ao palco de um dos mais importantes, inesquecíveis e consensuais artistas portugueses de sempre, António Variações. 41 anos após a sua noite de estreia, vai ser possível reviver alguns dos temas mais emblemáticos da sua carreira, naquela que será a primeira atuação em holograma de um artista português – aqui de António Variações, dia 5 de julho, no Capitólio, em Lisboa.

Este concerto único vai ficar imortalizado num filme-concerto, cujas imagens serão recolhidas pelo próprio público com o Galaxy S22. As características avançadas do sistema Nightography, que alia poderosos sensores de imagem à grande capacidade de processamento de Inteligência Artificial (IA), permite captar vídeos e fotos mais nítidos e vívidos quer com a câmara frontal como através das câmaras traseiras – esteja a gravar durante o dia ou durante a noite.
Tal como foi um grande desafio encarnar a personagem de António Variações no filme ‘Variações’, também aqui sinto o peso da responsabilidade de estar à altura e de proporcionar um concerto único na presença da lenda António Variações, agora erguida em holograma. É sem dúvida um privilégio estar neste papel e participar no primeiro concerto em holograma de António Variações”, afirma o ator Sérgio Praia.
Este é o 1º holograma de um cantor português e o ambiente perfeito para ser captado em low light com recurso aos nossos smartphones Samsung Galaxy S22, pois a noite e a falta de luz deixam de ser uma barreira à qualidade fotográfica e videográfica e o filme-concerto ‘Há Uma Noite P’ra Passar’ vai certamente prová-lo”, afirma Ana Oliveira, Head of Marketing & Retail da área de Mobile da Samsung Portugal, acrescentando que “mais uma vez a Samsung aposta no eixo da Portugalidade para criar uma experiência diferenciadora para o consumidor, aliando um ícone do panorama musical português às características inovadoras do novo Galaxy S22”.
Tal como no filme “Variações”, em que Sérgio Praia encarnou a personagem de António Variações, aqui o formato de base a um deepfake – tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, onde os protagonistas interagem com grande naturalidade – foi de Sérgio Praia devido às semelhanças físicas entre ambos. Todo o conceito criativo do projeto foi desenvolvido pela Uzina.