Depois de anunciar Liniker e Xande de Pilares, Coala Festival Portugal, festival que se realiza nos dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2025 anuncia Ney Matogrosso e Djodje. Esta será a segunda edição do festival que já tem 10 anos no Brasil. Em 2024 o festival recebeu nomes como Gilberto Gil, Carminho ou Jorge Ben Jor.

 

Nas palavras de Kalaf, músico e escritor curador do festival a par de Gabriel Andrade, o “Djodje é uma das maiores estrelas da afro-pop lusófona, chegando ao Coala Festival com toda a sua energia e carisma! O artista cabo-verdiano, reconhecido internacionalmente e dono de inúmeros sucessos, é hoje um dos nomes mais influentes dos PALOP e um fenómeno absoluto nas plataformas de streaming. Com a sua habilidade de transitar entre kizomba, cabozouk e afropop, Djodje está na linha da frente da música africana contemporâneaUm concerto imperdível que confirma: o futuro da música pop global passa, inevitavelmente, por África.

Já Ney Matogrosso é uma lenda viva da música brasileira, conhecido pelas suas performances arrebatadoras e a sua voz única que transcende gerações. Conhecido pelo seu estilo arrojado e por desafiar normas sociais, Ney Matogrosso combina elementos de MPB, rock e música folclórica. Ao longo da sua carreira, lançou diversos álbuns aclamados, tornando-se uma figura emblemática na cena cultural brasileira e um defensor da diversidade e inclusão.

Sobre Xande de Pilares
Xande de Pilares consolidou-se como um dos artistas mais versáteis do Brasil. Ex-vocalista do grupo Revelação, Xande tem uma carreira a solo de sucesso, marcada por álbuns premiados, como Perseverança. A sua trajetória é permeada com sucessos que combinam samba, pagode e MPB, cativando públicos de todas as gerações.

No álbum “Xande Canta Caetano”, o artista revisita a obra de Caetano Veloso, interpretando grandes clássicos do compositor baiano com arranjos que refletem sua identidade musical única. É uma celebração da riqueza cultural brasileira, marcada pela fusão de ritmos e emoções. Em 2024, o projeto foi premiado como Melhor Álbum de Samba/Pagode no Grammy Latino.

Sobre Liniker
Artista pop mais em voga no Brasil devido ao seu último disco CAJU (conta com mais de 100 milhões de plays em todas as plataformas de streaming) e à tour que tem passado por inúmeras cidades sempre com lotação esgotada.

Mas, Liniker não começou a sua carreira agora… A primeira investida no mundo da música fez-se com Liniker e os Caramelows que editaram o seu primeiro EP em 2015 chamado Cru seguindo-se o álbum Remonta no ano seguinte. Discos que saíram além fronteiras fazendo com que a banda tocasse  na Europa em diversos países (incluindo Portugal). Em 2019 é editado o segundo álbum Goela Abaixo que iria ser o último.

Dois anos mais tarde, Liniker edita o seu primeiro registo a solo chamado Indigo Borboleta Anil que conta com participações de Milton Nascimento, Tássia Reis, DJ Nyack, Tulipa Ruiz, Orquestra Jazz Sinfônica, ​​Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz. O álbum recebeu três indicações aos Grammy Latino 2022 e arrecadou o prémio de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, tornando Liniker a primeira artista transgénero a ganhar um Grammy Latino.

Liniker é uma cantora, compositora e atriz mulher trans, o que faz com que todo o seu sucesso junto do público e media, não apenas brasileiro como mundial, dê mais visibilidade à defesa dos direitos de todos indiferente do gênero com que se identificam. Aliás, um ato muito importante foi o fato de Liniker ter ficado com a cadeira 51 da Academia Brasileira da Cultura, ocupada por Elza Soares até à sua morte em 2022. Liniker foi a primeira artista trans a ter esta mesma honra.

Sobre o Coala Festival
Depois de 10 anos de sucesso no Brasil, o Coala Festival chegou a Portugal este ano, em Cascais, com nomes de peso da cultura musical brasileira (Jorge Ben Jor, Gilberto Gil ou Rubel foram alguns dos nomes). Com dois dia esgotados, pelo festival passaram mais de 20 mil pessoas ao longo dos dois dias de celebração da música lusófona.

Para a edição de 2025, para além do anúncio da primeira artista confirmada, o festival sublinha também a parceria criada com a Revolut, aplicação financeira que vai permitir oferecer aos festivaleiros um benefício exclusivo para novos clientes: quem abrir uma conta na Revolut e adquirir os bilhetes para o festival receberá um cashback especial de 20€.