A revista jazz.pt celebra 20 anos de atividade ininterrupta com uma edição especial em papel, a lançar em julho, que revisita duas décadas de jazz e músicas improvisadas em Portugal, com um olhar sobre o presente e perspetivas para o futuro.

 

 

 

A revista jazz.pt assinala, em 2025, duas décadas de existência com o lançamento de uma edição especial em papel, a chegar em julho. Esta publicação marca o culminar de um importante ciclo de renovação da revista, iniciado em 2022 com a nova coordenação editorial e reforçado pela apresentação de uma nova plataforma online em 2023. Fundada em 2005, a jazz.pt é hoje a única revista em Portugal dedicada exclusivamente ao jazz e às músicas improvisadas, com um percurso contínuo e ininterrupto que a torna um caso ímpar no jornalismo musical nacional. Depois de oito anos em edição impressa (43 números), a publicação passou exclusivamente ao formato digital, ampliando o seu público e mantendo uma frequência quase diária de notícias, artigos, críticas, entrevistas e reportagens. De recordar que pela revista passaram mais de 70 colaboradores que, ao longo dos anos, enriqueceram a publicação com textos, fotografias e ilustrações.

Ao celebrar os seus 20 anos, a jazz.pt regressa ao papel com um número temático que se afasta do tom celebratório habitual. Como explica José Miguel Pereira, diretor da revista, «optámos por não enveredar por um tom festivo — não seria adequado face aos múltiplos desafios que o campo jazzístico enfrenta no nosso país». Ao invés, a edição oferece uma leitura aprofundada sobre as transformações que moldaram o jazz em Portugal nas últimas duas décadas, com especial atenção às mudanças estruturais no ensino artístico, à formação superior, à internacionalização e à diversidade de percursos artísticos dos músicos portugueses.

O dossiê central, intitulado “20 anos de jazz em Portugal”, estrutura-se em torno de oito grandes eixos temáticos, que permitem uma leitura abrangente e aprofundada do percurso do jazz nacional nas últimas duas décadas. Entre os temas abordados contam-se: uma seleção de 20 discos essenciais do jazz português editados neste período; o ensino do jazz e os seus impactos na formação de novos músicos; a relação entre jazz e género, numa reflexão sobre representatividade e igualdade; o surgimento e afirmação de novos talentos; os caminhos da internacionalização dos projetos nacionais; e, por fim, um olhar lançado sobre o futuro, com diferentes contributos que projetam as perspetivas para os próximos 20 anos.

A edição inclui ainda uma antevisão dos principais festivais de jazz em Portugal previstos para 2025, bem como um “Ponto de Escuta” com recensões críticas a cerca de 20 álbuns editados recentemente.

Nesta edição especial colaboram, além da equipa editorial da revista com 18 colaboradores regulares, personalidades com intervenção ativa nos domínios do ensino, programação, performance e investigação académica, alargando o leque de olhares sobre o passado e o presente do jazz em Portugal. «Estes olhares distintos oferecem-nos a possibilidade de avançar no nosso entendimento acerca do momento atual e arriscar em alguns cenários prospetivos acerca do futuro próximo», sublinha José Miguel Pereira. Algumas das pessoas que participaram neste número: Carlos Martins, Pedro Cravinho, Paul Acquaro, José Dias, Beatriz Nunes, Rui Miguel Abreu, Gonçalo Marques, Sofia Rajado, João Esteves da Silva, Paulo André Cecílio, Manuel Cabugueira, Isabela Abate, João Morado e Hugo Pinto.

A edição especial dos 20 anos da jazz.pt já se encontra disponível à venda através do site oficial (www.jazz.pt) e, poderá também ser adquirida em lojas de música, livrarias selecionadas e ao longo de um circuito por alguns festivais em Portugal.