Grande antologia poética de Pedro Mexia Poemas escolhidos pelo autor — agora revistos e reorganizados — a partir de vários livros, muitos já indisponíveis e incluindo também inéditos.

Ano de edição: 07-2024
Editor: Tinta da China
Idioma: Português
Dimensões: 133 x 205 x 26 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 272

Pedro de Magalhães Mexia Bigotte Chorão, nasceu em Lisboa, Portugal, a 5 de dezembro de 1972. Poeta, cronista e crítico literário, é filho do escritor João Bigotte Chorão. Desde 2016 exerce funções de consultor para a cultura da Casa Civil do Presidente da República. É membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e, desde 2019, atua como co-director (com Gustavo Pacheco) da Granta em língua portuguesa.

Publicou os livros de poesia Duplo Império (1999), Em Memória (2000), Avalanche (2001),  Eliot e Outras Observações (2003), Vida Oculta (2004), Senhor Fantasma (2007), Menos por Menos –  Poemas Escolhidos (2011), Uma Vez Que Tudo se Perdeu (2015), Poemas Escolhidos (2018) e Verdadeira Herança (2021). No Brasil saiu a antologia Contratempo (2016). Além disso, coordena a coleção de poesia das Edições Tinta-da-china, na qual foram publicados poetas como Alejandra Pizarnik, Fabiano Calixto, Eucanaã Ferraz e  Carlos Drummond de Andrade. É desde 2019 co-director (com Gustavo Pacheco) da Granta em língua portuguesa.

Mas há autores, como este, que conseguem forçar a criação de um gosto a par de outros gostos, e nisso Mexia tem mostrado sempre que sabe quanto a poesia de um poeta não deve existir para impedir a poesia de qualquer outro poeta. Apenas lhe importa a qualidade de que é capaz.» Joaquim Manuel Magalhães, Poesia Portuguesa Contemporânea, 2022.

Pedro Mexia é conhecido, principalmente, pelos trabalhos desenvolvidos entre a poesia e a crónica, apesar de, pontualmente, já se ter aventurado noutros campos da literatura.

“Poemas Reunidos” é editado pela Tinta da China. Já está em pré-venda.

Facilmente as pessoas se reconheçam nos poemas como a vida que nos faz pensar e ler o autor de “Poemas Reunidos”.