billy woods, colaboração inédita entre os Wolf Eyes e DJ Nigga Fox, Lord Spikeheart e Joana Guerra & Yaw Tembe são alguns dos destaques da dezena de novos nomes confirmados na 21a edição do festival do Barreiro, que terá lugar de 2 a 5 de outubro.
O segundo lote de confirmações inclui vários músicos que regressam ao OUT.FEST, agora em novos contextos: billy woods, um dos grandes visionários do hip-hop na últimas duas décadas, volta aos palcos barreirenses depois de ser ter estreado em 2024 enquanto parte do duo Armand Hammer. A solo, woods apresenta o muito celebrado álbum “GOLLIWOG”, editado em Maio; os também norte-americanos Wolf Eyes, parte do cartaz do OUT.FEST no já longínquo ano de 2007, estreiam uma colaboração surpreendente com DJ Nigga Fox, mestre nacional da reinvenção do ritmo, apresentada em parceria com a Galeria Zé dos Bois; o trompetista Yaw Tembe volta também ao festival, apresentando os frutos da sua colaboração com a violoncelista Joana Guerra. Por fim, o setubalense funcionário apresenta-se, pela primeira vez a solo no certame, com o novíssimo álbum “horizonte” prestes a ser editado.
Em estreia absoluta em Portugal o OUT.FEST apresenta ainda a música plena de intensidade do queniano Lord Spikeheart, bem como as meditações rítmicas para instrumentos de sopro tradicionais nipónicos do japonês Rai Tateishi, com processamento sonoro em tempo real pelo seu conterrâneo Koshiro Hino, dos goat(jp) e que também em 2024 se apresentou no Barreiro enquanto parte do duo KAKUHAN.
Pela primeira vez no festival ainda o duo portuense Amuleto Apotropaico, a violoncelista francesa, sediada em Nova Iorque, Leila Bordreuil, a produtora e DJ argentina TAYHANA, e o projeto ucraniano, sediado em Portugal, ϙue, que apresenta pela primeira vez o mais recente disco “TIME”, aqui num setup quadrifónico e com visuais a cargo de equii.
Os nomes agora anunciados juntam-se a artistas como Beatrice Dillon, rashad becker, Tashi Dorji ou Divide and Dissolve, que integram o primeiro lote de confirmações divulgado em Maio.
Depois de, em 2024, cumprir o seu 20.º aniversário, o OUT.FEST regressa de 2 a 5 de outubro, com concertos e apresentações em várias salas do Barreiro, apostado em alargar e desafiar os conceitos de música “exploratória” ou “experimental”, abraçar a indefinição e a complexidade e combater as categorizações fáceis, e determinado a promover a escuta, a reflexão e a dúvida em comunidade.