Húngaros “Söndörgő” abrem o ciclo de 4 grandes noites

d

 

Pela primeira vez em Portugal, os Söndörgő passam no OuTonalidades imediatamente antes da sua consagração internacional na Womex, em Santiago de Compostela, a maior feira mundial de músicas do mundo. São uma das grandes descobertas da world music húngara actual, celebrando a festiva música balcânica de forma singular, através de instrumentos de corda como a tambura. Música bem quente para grandes noites de Outono!

O Espaço d’Orfeu vai ser palco privilegiado de reconhecidos grupos musicais a nível internacional, começando no dia 24 de Outubro com Söndörgő, considerados como um dos grupos mais interessantes da world music húngara actual, que celebra a música balcânica, recuperando as tradições musicais das comunidades sérvias e croatas da Hungria. A seguinte aposta, no dia 7 de Novembro, é o regresso dos luso-brasileiros Couple Coffee a revisitarem a obra de José Afonso. No dia 21 de Novembro, será a vez de Xarnege trazer a música folk de dois povos com a mesma origem, mas separados pelos Pirinéus, bascos e gascões. A encerrar o ciclo de concertos em Águeda, a 5 de Dezembro, o músico brasileiro Edu Miranda resgatará clássicos do Fado para o universo musical do Brasil (chorinho, samba, baião, forró e maracatu).

Esta 18ª edição do OuTonalidades arrancou a 20 de Setembro e, além de Municípios da região, já passou entretanto por São Joanico, Guarda, Chaves e Famalicão da Serra. Tem ainda concertos previstos, até de 19 Dezembro, em Tondela, Idanha-a-Nova, Batalha, Évora, Castro Verde, Mogadouro e Lisboa. Este ano, o circuito OuTonalidades apresenta vários reconhecidos grupos internacionais a par de grandes nomes da música nacional e de artistas emergentes, evidenciando-se como incontornável oportunidade na programação e circulação musical em Portugal.