Carnaval da Guarda vai ter “Galo do Entrudo” com Herman José

carnaval1

 

O espetáculo de Carnaval na Guarda volta a contar com o “Galo do Entrudo” e nesta edição terá como convidado especial o humorista Herman José. Este é o ponto alto da festa da GuardaFolia 2015, o programa de Carnaval que a autarquia da Guarda promove até 17 de fevereiro na cidade mais alta. O espetáculo está marcado para domingo, 15 de fevereiro, pelas 21h00, bem no coração da cidade, na Praça Luís de Camões.

O Galo do Entrudo é um espetáculo de envolvimento coletivo, baseado em tradições populares ancestrais, que se realiza anualmente na cidade da Guarda e atrai milhares de visitantes. O Galo, representado por uma figura gigantesca, será julgado e condenado à fogueira, depois de ser considerado culpado. Trata-se de um espetáculo satírico apresentado através de marionetas gigantes representando as figuras de um taberneiro (juiz), de um filósofo (defensor) e de um bobo (acusador). Dois blocos opositores, constituídos por centenas de pessoas, manifestar-se-ão ruidosamente a favor ou contra o galo.

Participam também vários atores e figurantes, originários das coletividades do concelho da Guarda, que transformam o espetáculo numa verdadeira festa popular. O espetáculo envolve grandes meios de som e luz mas também de pirotecnia e multimédia, sendo que a base é de cariz teatral. A iniciativa surge por uma vasta equipa de criativos da região, constituindo-se como um momento privilegiado da criação local.

O Galo, antes de ser queimado, terá direito a exprimir um último desejo. Na edição de 2015 o convidado será Herman José. Esta figura incontornável do humor nacional associa-se, desta forma, a um espetáculo de grande sarcasmo e alegria. A organização convida os habitantes da Guarda a virem para a rua mascarados ou fantasiados e a envolverem-se ativamente nesta grande celebração popular do Entrudo.