Novas Narrativas Urbanas

Publicidade
nova
Tem lugar nos próximos dias 12 e 13 de Maio, no S. Luiz Teatro Municipal, a conferência Flâneur – Novas Narrativas Urbanas.
“A deriva urbana na Arte Moderna e Contemporânea”, “Cidade, Fotografia e Cinema – A representação do flâneur no audiovisual” e “Os territórios da flânerie: a experiência actual dos espaços públicos urbanos” são os temas a ser debatidos em 3 painéis distintos que contam, respectivamente, com Basia Sliwinska (School of Art and Design, Middlesex University), João Soares (CHAIA/UE) e Álvaro Domingues (FAUP) como keynote speakers e com mais de 20 oradores no total.
Com o objectivo de ser um momento de encontro e reflexão conjunta entre académicos, artistas e curadores, esta conferência é também o momento da apresentação pública do Projecto Flanêur – projecto de arte no espaço público que tem por base a fotografia contemporânea, o território urbano e o trabalho em rede – e que, a partir de Lisboa se irá disseminar a nível internacional.
As reflexões produzidas pelos participantes na conferência serão uma importante reserva de conhecimento para a implementação do Projecto Flâneur ao longo dos seus dois anos de programação (2015/2017).
A sessão de abertura da conferência e apresentação do Projecto Flâneur irá contar com Catarina Vaz Pinto (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa), Ángel Luis González Fernández (PhotoIreland), Krzysztof Candrowicz (Triennale der Photographie Hamburg), Nuno Ricou Salgado (Procur.arte) e ainda com uma palestra do arquitecto Francesco Careri (LAC/UniRoma3) subordinada ao tema “Caminhar como prática arquitectónica”.