Feira do Livro com mais de 2300 eventos

Inaugura hoje a 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Após três anos fora do seu calendário habitual, o maior evento literário do país regressa ao Parque Eduardo VII entre os dias 25 de maio e 11 de junho. Com mais de 2350 eventos a decorrer durante os dias da feira e uma programação cada vez mais atrativa, as primeiras atividades estão marcadas já para as 12h30 do primeiro dia.

 

Com o modelo da Feira consolidado, após a renovação em 2022, este ano é apresentada uma edição melhorada, mais inclusiva e pensada para responder às necessidades e expectativas dos diferentes públicos. Diariamente, a Feira conta com 981 marcas editoriais representadas por 139 participantes – incluindo seis novos – distribuídos por 340 pavilhões e um renovado Espaço dos Pequenos Editores, onde os visitantes podem descobrir uma variedade de obras literárias independentes e promissoras, num total de mais 85.000 títulos distintos.

 

Destaques Feira do Livro de Lisboa 2023
Hora H
Um dos momentos mais atrativos para os amantes da leitura! A Hora H regressa aos dias de semana, na última hora de funcionamento da Feira: o momento em que os visitantes poderão ter acesso a descontos mínimos de 50% numa seleção de livros publicados fora das limitações da Lei do Preço Fixo do Livro e nos expositores aderentes que poderão ser consultados em https://feiradolivrodelisboa.pt/. Funciona de 29 de maio a 7 de junho, às 21h00, à exceção de dia 7 de junho – realiza-se das 22h00 às 23h00 por ser véspera de feriado – e dia 8 de junho, feriado, não haverá Hora H.
Programação Infantil
Como sempre, a Feira do Livro de Lisboa é para todos. Para os mais novos, a programação é rica e diversificada, com cerca de 120 iniciativas durante os 18 dias do evento. Para além de, diariamente, poderem contar com a já tradicional Hora do Conto, nos mais diversos espaços – nos Auditórios Poente e Nascente, nas Praças (Amarela, Azul e Laranja), nos pavilhões das várias editoras e até no relvado, não esquecendo a tenda BLX – as crianças terão ainda diversas atividades a pensar nelas. Desde oficinas a peças de teatro, passando por jogos, pinturas faciais, apresentações de livros e mascotes surpresa, todos as tardes e, aos fins de semana e feriados, a partir das 11h00, há programas pensados para os mais pequenos. E porque este é um evento inclusivo, haverá também momentos dedicados a edições em braile, com atividades adaptadas a crianças cegas ou de baixa visão.
Apresentações e lançamento de livros
Naquela que é uma verdadeira festa do livro e de incentivo à leitura, são mais de 1.700 os momentos dedicados a apresentações de lançamentos de livros em primeira mão, com diversos autores presentes. Locais de paragem obrigatória no Parque Eduardo VII, além de convidados e moderadores de renome, diversos autores internacionais, este espaço recebe também diversos jovens autores que encontram o lugar ideal para dar os primeiros passos nas suas carreiras. Os visitantes poderão aproveitar ainda as sessões de autógrafos nos seus livros de eleição.
Música
Nas “Sextas há Música”. Porque as palavras vão além dos livros e as sonoridades além das conversas faladas, também a música faz parte das vivências da Feira do Livro de Lisboa, envolvendo os seus visitantes em momentos únicos. É já no dia 26 de maio, das 22h00 às 23h00, que “Filho da Mãe” sobe ao palco do Auditório Nascente, um projeto a solo de Rui de Carvalho, artista que conta com uma carreira com mais de uma década de existência e que regressou aos originais em 2022. Na sexta-feira seguinte, dia 2 de junho, também a partir das 22h00, no Auditório Poente, é a vez de Rossana se apresentar com a sua banda internacional, numa atuação que contará com os mais recentes temas do seu álbum de estreia, que faz a ponte entre Londres e Lisboa. Na última sexta-feira, a 9 de junho, CAIO apresenta a sua “Travessia” num espetáculo intimista. O artista lisboeta atua no Auditório Nascente entre as 22h00 às 23h00. Nos restantes dias há mais momentos musicais para toda a família, nos mais diversos horários, com o cenário da cidade de Lisboa de fundo.
Cinema
Na 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, há ainda espaço para dois momentos especiais no Auditório Sul, dedicados aos que não dispensam uma boa sessão de cinema. No dia 3 de junho, no segundo sábado da Feira, entre as 16h00 e as 16h45 será exibido o Documentário “Como se faz um livro”, da Imprensa Municipal da Câmara Municipal de Lisboa. Já no final desta edição, domingo dia 11 de junho, é a vez do filme de animação japonesa “Tannisho – Mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais” ser transmitido, entre as 19h00 e as 21h00, num momento que contará ainda com a apresentação dos livros relacionados com o mesmo: “Porque Vivemos” de Kentetsu Takamorie e “Causa e Consequência” de Mauro Nakamura.
Showcooking
E porque cozinhar também é uma arte, as receitas “saltam” dos livros através de inúmeros momentos de Showcooking, aos sábados, domingos e também no feriado de 8 de junho. São momentos que contam com a presença de Chefs portugueses que promovem os seus livros, tornando os cheiros e sabores próximos de todos os visitantes. Desde cozinha típica regional, passando por dicas de alimentação saudável e até comida para bebés, estes momentos contam também com a presença de nutricionistas e apaixonados pelo mundo da culinária, na Praça Verde.
Entre conferências e debates, programas de rádio e entregas de prémios, clubes de leitura, momentos de poesia e workshops das mais diversas temáticas, são mais de 2350 momentos que os visitantes poderão experienciar na 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Para garantir que não perdem o seu programa preferido, a programação completa da feira está disponível no site da Feira do Livro de Lisboa e encontra-se em constante atualização. Desde a abertura ao fecho, durante 18 dias, este é o evento que convida todos a festejar o livro, a literatura e tudo o que estes traduzem, através de uma programação cada vez melhor e mais completa.
Horário revisto:
Abertura Encerramento
2.ª a 5.ª feira 12h30 22h00
6.ª feiras e vésperas de feriado 23h00
Sábados 11h00
Domingos e feriados 22h00