Este verão, a MTV vai transmitir alguns dos mais memoráveis concertos Unplugged à quinta-feira.
Um dos formatos mais icónicos da MTV está de volta ao ecrã e os fãs de música vão poder viajar no tempo ao som de acordes e vozes intimistas. A partir de 31 de julho, o canal vai transmitir todas as quintas-feiras até ao dia 28 de agosto, às 22:00, alguns dos mais icónicos episódios do MTV Unplugged.
Lançado em 1989, o MTV Unplugged surgiu como uma forma de apresentar o trabalho de artistas de renome fora do ambiente habitual dos grandes concertos e produções. O conceito é simples: música ao vivo, em formato acústico, com arranjos minimalistas e um maior foco na interpretação e qualidade vocal e instrumental.
Ao longo dos anos, foram vários os músicos e bandas que deram performances memoráveis e únicas, ao ponto de muitas destas versões Unplugged, filmadas num
palco com sofás, tapetes e uma iluminação suave, tornarem-se mais impactantes dos que as versões originais.
Com transmissão na MTV no dia 31 de julho, o MTV Unplugged dos Nirvana, filmado nos Sony Music Studios em Nova York em 1993, é precisamente um desses casos. Aqui, a maior banda de grunge de sempre mostrou-se sob uma luz completamente diferente: um grupo folk introspetivo e lo-fi. O ambiente despojado combinava especialmente com Kurt Cobain, o vocalista que viria a falecer no ano a seguir. Dedilhando uma guitarra acústica Martin D-18E, Cobain canalizou a sua intensidade para uma atuação mais sensível, transformando músicas desafiadoras como Come As You Are numa reverência sombria e a tradicional Where Did You Sleep Last Night (popularizada por Lead Belly) num lamento angustiante e arrebatador.
A 7 de agosto, é tempo de ver Elton John, habitualmente exuberante, numa versão especial de uma hora do MTV Unplugged. Neste episódio gravado em 1990 nos Chelsea Studios em Nova York, a veterana lenda do rock apresentou um memorável medley dos sucessos do passado e da altura, oferecendo aos fãs uma oportunidade única de ver um dos showmen mais extravagantes da música e entretenimento a atuar ao vivo no ambiente íntimo do pequeno e acolhedor estúdio.
Da década de 90 para 2005, e de Nova York para Brooklyn, o dia 14 de agosto está reservado para Alicia Keys. Livre dos floreados da produção sofisticada, o talento vocal e composição soul da artista estão totalmente em destaque e sem filtros neste MTV Unplugged. Reinterpretações vintage de baladas pop de sucesso, como Fallin, e a sua lendária colaboração com Adam Levine em Wild Horses, cover dos Rolling Stones, combinaram perfeitamente com o então novo single Unbreakable, um groove funk vibrante e contagiante.
Bem a propósito do seu regresso aos grandes palcos, o MTV Unplugged dos Oasis será transmitido a 21 de agosto. Este é um dos episódios mais lendários e controversos da história da série, tendo ficado marcado pela performance musical e por uma discussão de bastidores entre os irmãos Noel e Liam Gallagher – Liam, vocalista principal, acabou mesmo por desistir antes de entrar em palco, deixando toda a responsabilidade vocal para Noel. Dramas à parte, a popular banda de Manchester apresentou alguns dos seus maiores sucessos em versão acústica,
incluindo Wonderwall e Don’t Look Back In Anger, gravados no Royal Fes
stival Hall de Londres, em agosto de 1996.
Esta maratona será terminada a 28 de agosto com uma nota alta, literalmente, já que a protagonista do último MTV Unplugged do verão é Mariah Carey. Gravado em 1992, este episódio desempenhou um papel crucial na consolidação da carreira da cantora, que provou definitivamente o seu talento vocal ao vivo. Visions of Love, Someday, Emotions, Make It Happen, If It’s Over e o cover dos Jackson 5, I’ll Be There – Mariah Carey desfilou hit atrás de hit deixando que a sua voz brilhasse acima de qualquer outra coisa num cenário de grande intimidade.
Assim, há uma nova banda-sonora para este verão. É acústica, é ao vivo e conta só com grandes nomes da música a nível mundial. MTV Unplugged, todas as quintas-feiras, às 22:00:
· 31 Jul | Nirvana
· 7 Aug | Elton John
· 14 Aug | Alicia Keys
· 21 Aug | Oasis
· 28 Aug | Mariah Carey