Pablo Alborán

O artista que apaixonou Portugal tem apenas 25 anos. Na infância, estudou música clássica, mas tem sido a sua voz e música românticas que têm conquistado o público, em todo o mundo. Começou a compôr bem cedo, aos 13 anos, e começou a ganhar notoriedade quando colocou as suas interpretações “guitarra e voz” diretamente no youtube em 2010.

 

O disco estreia “Pablo Alborán” foi editado em Fevereiro de 2011 e esteve 15 semanas em 1º lugar no top de vendas em Espanha. É 9 vezes Platina. Ainda no ano estreia mereceu 3 nomeações para o mais prestigiado certame da Música Latina, os Grammy Latinos: foi nomeado para “ Artista Revelação“, “Melhor Álbum por Artista Masculino” e “Melhor Canção” com “Solamente Tú”.

 

“En Acústico” o álbum que nos devolveu o reportório do primeiro trabalho numa versão mais intimista, chegou em Novembro de 2011 e contou como primeiro single “Perdonáme” o dueto com a artista portuguesa Carminho, que é um dos maiores êxitos de Rádio em Portugal da ultima década.

 

Já em 2012, “En Acústico” liderou a lista dos mais vendidos em Portugal durante 37 semanas (!) e é já Séptuplo Platina em território nacional, detendo assim o recorde de permanência no primeiro lugar da tabela do discos mais vendidos, desde o seu registo por parte da Associação Fonográfica Portuguesa, por via digital (desde 1997). Em Espanha “En Acustico” tem já 9 Platinas.

 

Pablo foi em 2011 o artista que mais discos vendeu em Espanha e repetiu, assim, o feito em Portugal.

 

Estreou-se ao vivo em Portugal em Junho de 2012 com concertos em Guimarães, (Guimarães Capital Europeia da Cultura). Seguiram-se concertos Santarém, Aveiro, Elvas e o concerto no EDP CooljazzFest em Oeiras. Nesta primeira digressão em Portugal, actuou para mais de 100 mil pessoas só no nosso País.

Em 2012 chegou “Tanto”, o segundo trabalho de originais, entrou directamente para o primeiro lugar do TOP e, trouxe êxitos como “Quien”, “El Beso” -cujo vídeo foi filmado em Portugal- e o tema que dá nome ao álbum “Tanto”.

 

“Tanto” contabiliza, hoje, dez Discos de Platina em Espanha e permaneceu 26 semanas no primeiro lugar de vendas do top de vendas,  onde se encontra há 96 semanas (hoje ainda é TOP 20). Em Portugal “Tanto” é disco de Platina e entrou directamente para o 1º lugar do Top nacional.

 

Desde que lançou o seu primeiro álbum, Pablo Alborán já vendeu mais de 1 milhão de discos tendo sido também o artista que mais discos vendeu em Espanha em 2012 e 2013.

 

Na Internet, onde se deu a mostrar ao mundo em 2010, conta já com quase 3 milhões de fãs no Facebook, e mais de 2 milhões de seguidores no Twitter. Os seus vídeos já ultrapassaram os 150 milhões de visualizações no youtube.

 

 

https://www.facebook.com/PabloAlboranOficial

 

http://www.pabloalboran.es/