Cinanima estende-se ao Porto com nove filmes no Teatro Carlos Aberto
Por Jorge Silva Medeiros10 Dez 2014
Na próximo sábado, 13 de dezembro, o Cinanima – 38º Festival de Cinema de Animação chega ao Porto. Às 21h30, o Teatro Carlos Alberto exibe a mostra Cinensaio, que apresenta nove filmes de animação, numa extensão do festival que se realiza desde 1976 na cidade de Espinho e se constituiu como um projeto pioneiro de descentralização cultural no país. A iniciativa irá permitir o acesso do público do Porto a projetos de cinema de animação de autor, domínio artístico que se cruza não só com a ilustração e as artes plásticas, mas também com o teatro de objetos e as marionetas.
A primeira produção apresentada é O Duque da Ribeira, filme realizado pelas crianças das oficinas da Anilupa (Centro Lúdico de Imagem Animada, da Associação de Ludotecas do Porto) e vencedor do prémio Jovem Cineasta (para menores 18 anos), da última edição do Cinanima. Segue-se Foi o Fio, de Patrícia Figueiredo, que também recebeu a distinção Jovem Cineasta (mas para maiores de 18 anos) do certame. A mostra conta ainda com sete produções internacionais: quatro francesas, uma canadiana, uma russa e uma irlandesa.
O Cinensaio termina com a apresentação do texto vencedor do Concurso Anual de Dramaturgia – DramaTEns 2014, que integra a leitura encenada de diversos excertos. Com colaboração do Teatro Nacional São João, a mostra, de entrada gratuita, é organizada pelo TEatroensaio – companhia portuense que tem ensaiado incursões pelo cinema – e Cinanima.
Publicidade · 728 × 90
Jorge Silva Medeiros
Jorge Silva Medeiros é técnico de som na RTP e fundador do Música Total, um dos projetos editoriais dedicados à música com maior longevidade em Portugal. Ligado ao setor da comunicação e da música há mais de duas décadas, criou também a Rádio Atlântida e tem desenvolvido um trabalho contínuo na divulgação da música portuguesa, dos artistas emergentes e dos grandes eventos culturais.