Sábado, 3 de Outubro de 2026
Destaque

Plutonio lança “Isaltino” entre Oeiras e Tóquio com Isaltino Morais

Por Jorge Silva Medeiros 3 Out 2026

O novo single junta Plutonio, Isaltino Morais e Pedro Teixeira da Mota e abre caminho para o próximo álbum do artista

Plutonio ao volante, Isaltino Morais ao lado e uma viagem que passa por Oeiras e acaba em Tóquio. É assim que se apresenta “Isaltino”, o novo single de Plutonio e primeiro avanço do álbum que o artista prepara para este ano.

A música chegou ao público de forma pouco convencional. A primeira aparição aconteceu em “Infância 2026”, conteúdo de Pedro Teixeira da Mota, colega de Plutonio na Bridgetown. O momento bastou para despertar a curiosidade e fazer o tema ganhar circulação nas redes sociais, com partilhas e vários conteúdos criados no TikTok.

O nome da música não é uma referência escondida. Em “Isaltino”, Plutonio assume a ideia de ser o “futuro Isaltino de Alcabideche”, levando essa referência para o universo visual que acompanha o lançamento.

 

 

O encontro acontece no videoclipe

Realizado por Francisco Ramalho, o videoclipe coloca a música em dois cenários muito diferentes: Oeiras e Tóquio.

Isaltino Morais participa diretamente no vídeo, ao lado de Pedro Teixeira da Mota. Plutonio surge no papel de motorista e guarda-costas de Isaltino Morais, transformando o título da música numa situação concreta diante da câmara.

A escolha dos espaços e das personagens dá ao lançamento uma dimensão visual própria. Oeiras está presente de forma direta, enquanto Tóquio acrescenta uma mudança radical de cenário à narrativa do vídeo.

Um single que começou antes do lançamento

 

 

Quando “Isaltino” apareceu pela primeira vez em “Infância 2026”, ainda não tinha chegado ao público através do lançamento oficial. A reação nas redes sociais acabou por antecipar a música e criar uma primeira onda de atenção em torno do tema.

O TikTok tornou-se parte desse percurso, com o aparecimento de diferentes conteúdos relacionados com a faixa. A música passou assim de uma aparição inesperada para o primeiro cartão de visita do novo projeto de Plutonio.

Depois de “Carta de Alforria”

“Isaltino” surge depois de “Carta de Alforria”, trabalho que alcançou cinco discos de platina, e abre uma nova etapa no percurso de Plutonio.

A produção do single ficou a cargo de Charlie Beats, enquanto André Tavares assegurou a mistura e a masterização.

O novo álbum tem lançamento previsto para este ano, embora a data concreta ainda não tenha sido indicada. Por agora, “Isaltino” funciona como a primeira peça desse próximo capítulo.

E o calendário de Plutonio já tem outra data marcada: 5 de junho de 2027, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Jorge Silva Medeiros

Jorge Silva Medeiros é técnico de som na RTP e fundador do Música Total, um dos projetos editoriais dedicados à música com maior longevidade em Portugal, dentro da plataformas. Ligado ao setor da comunicação e da música há mais de duas décadas, criou também a Rádio Atlântida e tem desenvolvido um trabalho contínuo na divulgação da música portuguesa, dos artistas emergentes e dos grandes eventos culturais, assim como produção de eventos.

Newsletter Semanal

RECEBE A
MÚSICA PRIMEIRO.

Curadoria semanal das melhores novidades musicais, entrevistas exclusivas e agenda de festivais — direto na tua caixa de entrada.

Subscreve gratuitamente

Ao subscrever aceitas os nossos Termos e Condições e Política de Privacidade. Podes cancelar em qualquer momento.